SóProvas


ID
4859728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No que tange a regiões produtoras de drogas e a rotas nacionais e internacionais do tráfico, julgue o item subsecutivo.

O estado de São Paulo é uma das principais plataformas de exportação de cocaína da América Latina, por agregar inúmeras circunstâncias que facilitam o tráfico transnacional da substância, entre elas o significativo mercado consumidor, o elevado número de pontos de distribuição, as excelentes condições da malha viária e a boa rede comercial e bancária.

Alternativas
Comentários
  • Eu acertei, mas esta questão é meio duvidosa, pois pela lógica São Paulo não seria uma plataforma de EXPORTAÇÃO, pois NÃO POSSUI FRONTEIRAS, sendo assim, as drogas não saem diretamente de São Paulo, pois passam primeiramente por outro estado, para enfim saírem do país, pode-se dizer que São Paulo seja o estado que mais produz cocaína, mas não o que exporta. Minha opinião!

  • GABARITO: CERTO.

  • Só falou São Paulo, devido a Santos
  • São paulo importa e não exporta, a produção vem de fora do país

  • Allan de Abreu é o jornalista que , durante mais ou menos 15 anos , buscou dados para entender as engrenagens do narcotráfico no Brasil. Para tal entrevistou policiais, juízes, promotores, traficantes e cocaleiros de diversos países. Milhares destes documentos, a maior parte inéditos, foram reunidos no livro “Cocaína — A Rota Caipira. O narcotráfico no principal corredor de drogas do Brasil". 
    Segundo ele, 
    “Bauru, assim como o norte paulista, é estratégica para o narcotráfico por estar entre os países produtores da cocaína, notadamente a Bolívia, e os grandes centros consumidores da droga, Rio e São Paulo, sem contar o porto de Santos, por onde o entorpecente é escoado para a África e Europa. Por isso a rota caipira é considerada o principal corredor do narcotráfico no Brasil" 


    Cidades do interior paulista, como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Marília, Piracicaba e Bauru, município mais populoso do centro-oeste paulista, são bastante importantes no que é chamado de Rota Caipira do Narcotráfico. As imensas plantações de cana-de-açúcar e a calma de cidades do interior escondem o crime organizado. Drogas, contrabando e pistas aéreas clandestinas fazem parte de uma das mais antigas rotas internacionais do tráfico de drogas. 

    A região tonou-se importante para o crime organizado pele geografia -por estar entre os países produtores da cocaína, notadamente a Bolívia e os grandes centros consumidores da droga, Rio e São Paulo. Além disso existe o porto de Santos, por onde o entorpecente é escoado para a África e Europa. 

    Assim percebe-se que a afirmativa apresentada na questão é verdadeira. Acerca do tema há farto material jornalístico em formato digital. No entanto, o livro de Allan de Abreu é uma fonte que apresenta documentação inédita e uma análise acurada da problemática do narcotráfico. 

    Gabarito do Professor:  CERTO.
  • O Porto de Santos, no litoral de , é apontado como principal porta de saída da cocaína exportada para a Europa pela facção criminosa comandada por André do Rap. Autoridades que investigam o crime organizado afirmam que o traficante foragido tem o controle das remessas de drogas do Porto de Santos. Equipes da Receita Federal fazem a fiscalização no local, mas afirmam que o pessoal e os equipamentos para realizar essa tarefa são insuficientes.

    A maior parte da droga sai do pais dentro de contêineres, escondida em meio a mercadorias lícitas, como soja, açúcar e café. Em 2016 o porto passou a escanear todos os containers que deixam o Brasil em direção à Europa. Em 2015, antes da instalação dos scanners, 1 tonelada da droga foi apreendida. Em 2016, esse número saltou para cerca de 10,5 toneladas. O recorde de apreensão foi em 2019, com 27 toneladas de cocaína apreendidas.