SóProvas


ID
4859986
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com o objetivo de promover pouco a pouco a substituição do braço escravo na lavoura de café, recorreu-se, nos meados do século XIX, à colonização estrangeira, sob sistema de parceria. Pretendia-se, dessa maneira, conciliar fórmulas usadas nos núcleos coloniais de povoamento com as necessidades do latifúndio cafeeiro. Contava-se com a experiência dos núcleos coloniais de povoamento cuja criação desde a vinda da Corte de D. João VI para o Brasil tinha sido estimulada. A partir de então, havia se rompido definitivamente com as tradicionais restrições à fixação de estrangeiros na colônia. Estimulava-se a vinda de imigrantes.

(Emília Viotti da Costa. Da monarquia à república: momentos decisivos. 6. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999)

O trecho acima aponta um primeiro motivo para o incentivo à imigração: a substituição do trabalho escravo. Outros motivos pertinentes para se estimular a migração foram:

Alternativas
Comentários
  • As políticas de imigração brasileira foram fortemente influenciadas pelas propostas de branqueamento que impregnaram o imaginário social e político brasileiro.

  • GABA-E

    A utilização da Mão de obra imigrantes na produção do café pode ser considerado como uma tentativa de branqueamento da população Brasileira e não de rompimento com as praticas escravistas dos barões de café.

    Importante salientar que houve uma resistência dos europeu (porque eles perceberam que estavam sendo escravizado),o governo resolve financiar a vinda e a permanência dos imigrantes em território brasileiro garantindo o projeto de branqueamento populacional.

  • A questão demográfica, reconhecendo-se a necessidade de povoamento do país, e o branqueamento da população que, à época, era composta majoritariamente por negros e indígenas.

    GABARITO = LETRA E

  • LETRA E DE FATO, PORÉM HÁ OUTROS FATORES TAIS QUAIS

    1°) LEI ELZÉBIO DE QUEIROS QUE PROIBIU O TRÁFICO NEGREIRO. POR CONSEQUÊNCIA, O PREÇO DO ESCRAVO SUBIU MUITO E O MESMO TORNOU-SE "ESCASSO" NO BRASIL

    2°) LEI BIL ABERDEEN A QUAL CONCEDIA A MARINHA INGLESA APREENDER OS NAVIOS NEGREIROS (TUMBEIROS)

    3°) PRESSÃO PSICOLÓGICA E ECONÔMICA DA INGLATERRA PARA ACABAR COM A ESCRAVIDÃO, POIS ESTA NECESSITAVA DE MÃO DE OBRA SALARIADA PARA CONSUMIR OS PRODUTOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL IMINENTE

    4°) E O "EMBRANQUECIMENTO" NÃO É TÃO CORRETO AFIRMAR ISTO, VISTO QUE OS CAFEICULTORES QUERIAM MESMO ERA PEGAR A MÃO DE OBRA IMIGRANTE "ITALIANA" A FIM DE TRANSFORMÁ-LOS EM ESCRAVOS BRANCOS PRATICAMENTE, ATRAVÉS DO SISTEMA DE PARCERIAS