SóProvas


ID
4862941
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Há um tipo particular de mapa temático em que as áreas dos países são mostradas em tamanhos proporcionais à importância de sua participação no fenômeno representado. Este mapa, ou cartograma, é chamado:

Alternativas
Comentários
  • A anamorfose pode até mesmo deformar o mapa de acordo com os interesses do autor e serve para destacar algumas áreas em detrimento de outras. Vide: https://www.geoaplicada.com/mapa-de-anamorfose-no-qgis/

  • gabarito letra A

    anamorfose: São mapas esquemáticos, sem escala cartográfica, representações em que as áreas sofrem deformações matematicamente calculadas, tornando-se diretamente proporcionais a um determinado critério que se está considerando. 

    veja a questão Q1342769

    bons estudos

  • A) Anamorfose geográfica. Anamorfose geográfica ou cartográfica é uma forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que norteiam o mapa.

    B) Mapa cartesiano. O plano cartesiano é um sistema criado pelo matemático René Descartes. O sistema é constituído de dois eixos, x e y, sendo perpendiculares entre si, ou seja, os eixos se cruzam formando um ângulo reto (ângulo que mede 90°). O eixo x é chamado de eixo das abscissas e o eixo y é chamado de eixo das ordenadas.

    C) Projeção de mercartor. A Projeção de Mercator, apresentada em 1569 pelo cartógrafo Gerhard Mercator, corresponde a uma projeção cilíndrica, cujos paralelos (linhas retas horizontais) e meridianos (linhas retas verticais) cruzam-se em ângulos retos. Nessa projeção, a superfície sofre deformação no sentido leste-oeste e os polos apresentam-se em exagero. Há preservação dos ângulos e deformação das áreas.

    D) Projeção azimutal. Projeção plana ou azimutal: corresponde à projeção em que a superfície terrestre é projetada sobre um plano tocante. O ponto tocante ao plano normalmente representa ou o polo norte ou o polo sul. Nessa projeção, os paralelos e meridianos são projetados formando círculos concêntricos. Essa projeção pode ser de três tipos: polar, equatorial e oblíqua. É normalmente utilizada para representar áreas menores.

    OUTRAS PROJEÇÕES IMPORTANTES:

    A Projeção de Peters foi apresentada em 1973 pelo historiador Arno Peters. Essa projeção corresponde a uma projeção cilíndrica equivalente e sua principal característica é o achatamento no sentido leste-oeste e a deformação no sentido norte-sul. Essa característica dá a impressão de que os países em altas latitudes são menores, dando maior destaque aos países “menos desenvolvidos”. O modelo de Peters, portanto, conserva as áreas, mas deforma ângulos e formas.

    A Projeção de Robinson foi proposta em 1961 pelo geógrafo e cartógrafo Arthur H. Robinson. Ela corresponde a uma projeção afilática e pseudocilíndrica apesar de não possuir nenhuma superfície de projeção, suas características assemelham-se à projeção cilíndrica. Nessa projeção, há alteração das formas e das áreas.

    A representação dos meridianos ocorre por meio de curvilíneas e os paralelos por linhas retas. A intenção dessa projeção é reduzir as distorções angulares, o que gera uma distorção mínima das áreas continentais, sendo, portanto, considerada a projeção que melhor apresenta as massas de terra.

  • GABARITO A

    Para entender melhor vou mostrar algumas imagens

    países que falam inglês:

    https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4M3QyTh4vCsZCEESQHhZh8g68DxxSKtXenTt44VRKqzzTh35KsYmy7cbSj6D/contextualizacao

    Terá outros exemplos como PIB, RENDA..