SóProvas


ID
4863055
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 42 anos, gênero masculino, queixa-se de inchaço e dor na região anterior do palato. Clinicamente, observa-se tumefação flutuante de 1,5 cm de diâmetro e drenagem de exsudato. No exame radiográfico, observa­ -se lesão radiolúcida redonda circunscrita com margem esclerótica entre os ápices dos incisivos centrais superiores. O paciente apresenta respostas positivas aos testes de vitalidade pulpar.

O diagnóstico provável e respectivo tratamento para o caso descrito são:

Alternativas
Comentários
  • O cisto do ducto nasopalatino é o cisto não odontogênico mais comum da cavidade oral, ocorrendo em cerca de 1% da população. Acredita-se que se origina da proliferação dos remanescentes epiteliais do ducto nasopalatino. Outros fatores etiológicos são: trauma, infecção do ducto e retenção de muco das glândulas salivares menores adjacentes.

    Manifestações Clínicas

    Os sinais e sintomas mais comuns incluem tumefação da região anterior do palato, drenagem e dor. Contudo, muitas lesões são assintomáticas, sendo identificadas em radiografias de rotina.

    Manifestações Radiográficas

    Radiograficamente observa-se uma lesão radiolúcida bem circunscrita, próxima ou na linha média da região anterior da maxila, entre os ápices dos incisivos centrais. Em alguns casos, pode exibir o formato clássico de coração, como resultado da sobreposição da espinha nasal.

    Tratamento e Prognóstico

    A enucleação cirúrgica é o tratamento melhor aceito na literatura.