SóProvas


ID
4863085
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Apneia e hipopneia obstrutivas do sono são caracterizadas por obstrução repetitiva ou parcial da via aérea superior durante o sono. Esses períodos de obstrução funcional da via aérea superior resultam na redução de saturação arterial de oxigênio e despertar transitório, após o que a respiração recomeça normalmente.

Um episódio de apneia do sono em indivíduo adulto é definido como cessação de respiração por

Alternativas
Comentários
  • apneia é definida como a cessação da respiração por 10 ou mais segundos. Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial (hiponeia) ou total (apneia) da via aérea superior (VAS) durante o sono. É identificada pela redução ou ausência de fluxo aéreo, apesar da manutenção dos esforços respiratórios. 

    Portanto, um episódio de apneia do sono em indivíduo adulto é definido como cessação de respiração por 10 segundos ou mais durante o sono. 

     

    Gabarito do Professor: Letra E 

     

    Bibliografia 
    Drager LF, Ladeira RT, Brandão-Neto RA, Lorenzi-Filho G, Benseñor IM. Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono e sua Relação com a Hipertensão Arterial Sistêmica: Evidências Atuais. Arq. Bras. Cardiol.  [Internet]. 2002  May [cited  2020  Dec  04] ;  78( 5 ): 531-536.   

    Haddad F, Bittencourt L. Recomendações para o Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono no Adulto - São Paulo: Estação Brasil, 2013.