SóProvas


ID
4863148
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sr Bonifácio, 81 anos, proveniente de Uberaba, admitido no pronto-socorro cardiológico relatando dor retroesternal há cerca de 10 horas, apresentando PA = 80 x 65, saturação de oxigênio: 90%, frequência cardíaca 90 batimentos por min. Realizado ECG de 12 derivações que evidenciou infarto do miocárdio (IAM) com supradesnivelamento do segmento ST de parede anterior.

Dentre as condutas a seguir, qual não é recomendada para o Sr. Bonifácio?

Alternativas
Comentários
  • O primeiro atendimento do paciente com suspeita de IAM deve-se realizar a administração de oxigênio, tratamento da dor, nitrato sublingual (nitroglicerina, mononitrato de isossorbida ou dinitrato de isossorbida), administração de ácido acetilsalicílico, de Clopidogrel e Ticagrelor, de Anticoagulantes, de Betabloqueadores, de antiarrítmicos e realizar uma Hipotermia terapêutica. 


    enoxaparina deve ser administrada em pacientes com idade superior a 75 anos com 0,75 mg/kg subcutanea a cada 12 horas. Portanto as alternativas A e C estão corretas. 


    Como já descrito no início é indicado o uso do ácido acetilsalicílico, clopidogreloxigênioterapia e morfina. Alternativas B e D estão corretas. 


    Os betabloqueadores devem ser iniciados, de preferência por via oral, após a admissão do paciente, nas primeiras 24 horas, reservando-se a via endovenosa para casos selecionados, como em pacientes hipertensos e taquicárdicos. O metropolol é um betabloqueador. Portanto a alternativa E está errada, já que o paciente não pode receber essa medicação por via intravenosa. 



    Gabarito do Professor: letra E 



    Bibliografia 

    Piegas LS,