Dentre todas as intercorrências da angiolastia, as complicações vasculares são as mais comuns, como as hemorragias e hematomas locais e retroperitoneais; trombose aguda (principalmente acesso radial); embolização distal; dissecções; pseudoaneurismas e fístula arterio venosas (FAV).
As complicações como hematoma retroperitoneal ou hematomas de grande extensão no acesso femoral, que podem ocasionar instabilidade hemodinâmica, com baixo fluxo coronário, indução de estado hiperadrenérgico com aumento de demanda ou espasmo coronário, podendo levar ao quadro apresentado pelo paciente com dor intensa em flanco direito, palidez e diaforese, no local da punção, queda volêmica.
Portanto, o caso apresentado se refere ao sangramento no local da punção femoral, ou seja, é um hematoma retroperineal. Alternativa D está correta.
O paciente não apresenta sinais e sintomas de Baixo débito cardíaco que incluem edema de membros inferiores, hepatomegalia, ascite e taquicardia. Alternativa A está errada.
Pseudoaneurisma é um hematoma pulsátil, o que não está descrito no caso apresentado. Alternativa B está errada.
Não é uma reação aguda ao uso de contraste por causa dos sinais e sintomas apresentados e, além disso, o caso não cita o uso de contraste. Alternativa C está errada.
Hipotensão não causa dor intensa em flanco direito, além disso, o caso não cita valores pressóricos. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra D
Bibliografia
Feres F, Costa RA, Siqueira D, Costa Jr JR, et al. Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista sobre Intervenção Coronária Percutânea. Arq Bras Cardiol. 109(1Supl.1):1-81. 2017.
Reich R, Rabelo-Silva ER, Santos SM, Almeida MA. Complicações do acesso vascular em pacientes submetidos a procedimentos percutâneos em hemodinâmica: revisão de escopo. Rev Gaúcha.