SóProvas


ID
4863172
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Senhora, 70 anos, refere dor torácica, retroesternal há 2 horas, sendo atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Após realização de Eletrocardiograma, foi evidenciado supradesnivelamento do segmento ST em parede anterior. Diante da impossibilidade de transferência para hospital com serviço de hemodinâmica em menos de 120 minutos, a conduta mais apropriada para a reperfusão da artéria culpada é:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre doenças cardiovasculares.

    A realização de Eletrocardiograma que evidencia supradesnivelamento do segmento ST em uma ou mais paredes é indicativa de uma oclusão coronariana. No caso apresentado, a paciente apresentava supradesnivelamento do segmento ST em parede anterior. Essa condição é de alta morbimortalidade. É conhecida como IAM (Infarto agudo do Miocardio) com Supradesnivelamento do segmento ST.

     

    Diante da impossibilidade de transferência para hospital com serviço de hemodinâmica em menos de 120 minutos, a conduta mais apropriada para a reperfusão da artéria culpada é administração de fibrinolítico e transferência para hospital com serviço de hemodinâmica (letra C). A administração de fibrinolítico deve ser realizada se a reperfusão mecânica não for possível.


    A) Incorreto. A transferência para hospital com serviço de hemodinâmica, mesmo que dure mais de 120 minutos até a chegada no local pode causar a morte do usuário.


    B) Incorreto. A administração de oxigênio não conseguira manter o fluxo de sangue.


    C) Correto.


    D) Incorreto. A administração de morfina irá apenas aliviar a dor.


    E) Incorreto. A não administração de fibrinolítico até verificar resultado laboratorial de marcadores de necrose miocárdica poderá demorar um tempo muito alto que prejudicará a condição do usuário.

     

    Resposta do Professor: C.