SóProvas


ID
4866028
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Historicamente, sempre se procurou dar um cunho jurídico ao orçamento, ou seja, para ser legal, tanto as receitas e as despesas precisam estar previstas a Lei Orçamentária Anual, ou seja, a aprovação do orçamento deve observar processo legislativo porque trata-se de um dispositivo de grande interesse da sociedade. Essa é uma definição do Princípio Orçamentário da:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    O conceito apresentado trata do princípio da legalidade.

    Na dicção de Furtado (2010, p. 39), a lei orçamentária e a lei que instituir créditos suplementares e especiais são os instrumentos legais que autorizam a aplicação dos recursos públicos. Não pode haver despesa pública orçamentária sem a autorização legislativa prévia.

    A realização da despesa pública implica, inclusive, no cumprimento de outras leis, como da lei do PPA, da LDO, da Lei de Responsabilidade Fiscal, da lei de licitações. A arrecadação de receitas, como a de tributos, que vem a ser a principal fonte de arrecadação do Estado, também deve ser realizada de acordo com o disposto em lei (é o chamado princípio da legalidade de tributar). Esse princípio da legalidade é um principio geral de Administração Pública. Consta do art. 37 da Constituição Federal.

    Furtado, Fabio, 1978 - Administração financeira e orçamentária para concursos: direito financeiro simplificado: teoria e exercícios. Rio de Janeiro : Ed. Ferreira, 2010.

  • Letra D

    Princípio da LEGALIDADE = Para ser legal, a aprovação do orçamento deve observar o PROCESSO LEGISLATIVO.

    Fonte: Prof: Anderson Ferreira, Gran Cursos.