SóProvas


ID
4866400
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Soluções, emulsões, suspensões, cápsulas, drágeas e comprimidos, são formas farmacêuticas comumente utilizadas na prática profissional. Algumas são formadas por duas frações: uma sólida e outra líquida. A forma sólida deve ser facilmente miscível na líquida, com velocidade de sedimentação bem vagarosa, para que haja tempo suficiente para a mistura e administração ao paciente, com menor quantidade possível de sedimento.

Em relação às emulsões, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) São formas farmacêuticas adicionadas de xaropes edulcorantes. XAROPE: É a forma farmacêutica aquosa caracterizada pela alta viscosidade, que apresenta não menos que 45% (p/p) de sacarose ou outros açúcares na sua composição, que contêm uma ou mais substâncias químicas.

    B) São invólucros gelatinosos para conter o fármaco. CÁPSULA: É o armazenamento de uma ou mais substâncias químicas em recipientes de gelatina que pode ser mole (armazenando líquidos, semi-sólidos e sólidos) ou duro (armazenando sólidos). 

    C) GABARITO. Formas farmacêuticas constituídas por substâncias que não se misturam. EMULSÃO: É uma solução que contém pequenas partículas de um líquido dispersas em outro líquido (substâncias imiscíveis). Geralmente, as emulsões envolvem a dispersão de água em óleo. É necessário agitar antes de administrar.

    D) Misturas homogêneas formadas por duas ou mais fases. SOLUÇÃO: É a forma farmacêutica líquida; límpida e homogênea, que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis.