SóProvas



Prova GUALIMP - 2019 - Prefeitura de Areal - RJ - Odontólogo - PSF


ID
4856083
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Conforme disposições do Estatuto do Idoso, instituído pela Lei 10.741/2003, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Sobre o assunto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Estatuto do Idoso (LEI N 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003)

     Art. 6 Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

  • GABARITO -D

    Sempre aparecem em prova>

    Art. 10. É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.

    Art. 6 Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Art. 4º,   § 1 É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

  • a) A garantia de prioridade não compreende preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

    Art. 3 § 1º II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    b) Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de setenta e cinco anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

    Art. 3º §2 Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

    c) É dever exclusivo do poder público prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Art. 4º § 1 É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    d) Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) A garantia de prioridade não compreende preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

    Errado. A garantia de prioridade compreende, sim, a preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas, nos termos do art. 3º, § 1º, II, do Estatuto do Idoso:  § 1º A garantia de prioridade compreende: II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    b) Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de setenta e cinco anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

    Errado. De fato, há uma prioridade especial aos idosos, porém, ocorre para os maiores de 80 anos e não 75, nos termos do art.3º, § 2º, do Estatuto do Idoso: § 2º Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos. 

    c) É dever exclusivo do poder público prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Errado. O dever é de todos e não exclusivo do poder público, nos termos do art. 4º, § 1º, do Estatuto do Idoso:  § 1 É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    d) Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 6º, do Estatuto do Idoso:  Art. 6 Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Gabarito: D

  • A questão trata do Estatuto do Idoso.

     

    A) A garantia de prioridade não compreende preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.


    Lei nº 10.741/2003:

     

    Art. 3º. § 1º A garantia de prioridade compreende:                (Redação dada pela Lei nº 13.466, de 2017)

    II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    A garantia de prioridade compreende preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

     

    Incorreta letra A.


    B) Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de setenta e cinco anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos. 


    Lei nº 10.741/2003:

     

    § 2º  Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.                 (Incluído pela Lei nº 13.466, de 2017)

    Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.                

    Incorreta letra B.

    C) É dever exclusivo do poder público prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Lei nº 10.741/2003:

    Art. 4º. § 1o É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Incorreta letra C.

     

    D) Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

     

    Lei nº 10.741/2003:

    Art. 6o Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.


    Correta letra D. Gabarito da questão.

     

    Resposta: D

    Gabarito do Professor letra D.


ID
4856086
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Recentemente, tem sido destacado o potencial pandêmico da Influenza resultado da emergência, a intervalos de tempo não muito bem definidos, de novos subtipos virais. (Ministério da Saúde, 2010)

Sobre a Influenza, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta da questão é a letra C.

    influenza (gripe) é doença infecciosa aguda de origem viral que acomete o trato respiratório e a cada inverno atinge mais de 100 milhões de pessoas na Europa, Japão e Estados Unidos, causando anualmente a morte de cerca de 20 a 40 mil pessoas somente neste último país. O agente etiológico é o Myxovirus influenzae, ou vírus da gripe.

    Fonte:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822003000200011

  • Não achei que fosse questão de serviço social...

  • A opção C trocou INVERNO por VERÃO


ID
4856089
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • Art. 32. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de:

    I - (Vetado)

    II - Serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde;

    III - ajuda, contribuições, doações e donativos;

    IV - alienações patrimoniais e rendimentos de capital;

    V - taxas, multas, emolumentos e preços públicos arrecadados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); e

    VI - rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais.

  • Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

    Art. 32. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de:

    I - (Vetado)

    II - Serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde;

    III - ajuda, contribuições, doações e donativos;

    IV - alienações patrimoniais e rendimentos de capital;

    V - taxas, multas, emolumentos e preços públicos arrecadados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); e


ID
4856092
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública

Os princípios e diretrizes, a caracterização e a relação de serviços ofertados na Atenção Básica serão os orientadores para a sua organização nos municípios.

Analise abaixo os princípios do Sistema Único de Saúde a serem operacionalizados na Atenção Básica:


1) Ofertar o cuidado, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde e de acordo com as necessidades das pessoas. Inclui a responsabilização pela oferta de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado das necessidades biológicas, psicológicas, ambientais e sociais causadoras das doenças, e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins, além da ampliação da autonomia das pessoas e coletividade.

2) O estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento pressupõe uma lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde que parte do princípio de que as equipes que atuam na Atenção Básica nas UBS devem receber e ouvir todas as pessoas que procuram seus serviços, de modo universal, de fácil acesso e sem diferenciações excludentes, e a partir daí construir respostas para suas demandas e necessidades.



Após a análise pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
4856095
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A qualidade de um indicador depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação (frequência de casos, tamanho da população em risco) e da precisão dos sistemas de informação empregados (registro, coleta, transmissão dos dados). (Opas, 2008)

Em relação ao indicador “Taxa de Fecundidade total”, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta da Questão é a letra A.

    O Erro da questão é que está escrito sendo afetado, porém, é Não sendo afetado pela estrutura etária da população e as Taxas são inferiores e não superiores como diz na questão.

    Junto com a migração, esse indicador é o principal determinante da dinâmica demográfica, Não sendo afetado pela estrutura etária da população. Expressa a situação reprodutiva de uma mulher pertencente a uma coorte hipotética, sujeita às taxas específicas de fecundidade por idade, observadas na população em estudo, supondo-se a ausência de mortalidade nessa coorte. • Taxas inferiores a 2,1 são sugestivas de fecundidade insuficiente para assegurar a reposição populacional. • O decréscimo da taxa pode estar associado a vários fatores, tais como: urbanização crescente, redução da mortalidade infantil, melhoria do nível educacional, ampliação do uso de métodos contraceptivos, maior participação da mulher na força de trabalho e instabilidade de emprego.  

    Fonte: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2000/fqa05.htm


ID
4856098
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Conforme disposto no Art. n° 10 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está certa, mas a banca considerou errada por estar incompleta, rsrsrs. ¯\_(ツ)_/¯

    LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (ECA).

    Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

    II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

  • Recém-nascido = Impressão Plantar e Digital

    Mãe = Digital (apenas)

  • AO NASCER, A CRIANÇA TEM RETIRADA A IMPRESSÃO PLANTAR ( DO PÉ ), MAS A ACERTIVA FALA EM DIGITAL, OCASIONANDO UM ERRO NA MESMA.

  • Infelizmente para algumas o incompleto é errado!

    Sobre as outras:

    B) Art. 10 . III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

    ___________________________________________

    C) IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

    ------------------------------------------------------------------------

    D) V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

    ------------------------------------------------------------------------

    Bons estudos!

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pede ao candidato assinale o item incorreto, no tocante aos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares. Vejamos:

    a) Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão digital, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Tecnicamente não está incorreto, mas, sim, incompleto e, por isto, a banca considerou o item errado. [Obs.: Estude bem a banca que realizará seu concurso, pois para algumas instituições a sentença incompleta não estará errada, porém, para outras - como é o caso da Gualimp, sim]. Inteligência do art. 10, II, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

    b) Proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais.

    Correto, nos termos do art. 10, III, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

    c) Fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.

    Correto, nos termos do art. 10, IV, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

    d) Manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

    Correto, nos termos do art. 10, V, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

    Gabarito: A

  • A banca procurando cabelo em ovo

  • A) Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão digital, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente.

    INCORRETA ! No artigo 10 ° e inciso II consta o seguinte: " identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente".

  • RUMO PMPR

  • impressão plantar e digital

    impressão plantar e digital

    impressão plantar e digital

    impressão plantar e digital

    pronto não erro mais...

    No artigo 10 ° e inciso II consta o seguinte: " identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente".


ID
4856101
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com base na Lei 8080/90, julgue as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):


⃣ Entende-se por vigilância epidemiológica o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.

⃣ As Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite são reconhecidas como foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

⃣ O Conselho Nacional de Saúde acompanhará, através de seu sistema de auditoria, a conformidade à programação aprovada da aplicação dos recursos repassados a Estados e Municípios. Constatada a malversação, desvio ou não aplicação dos recursos, caberá ao Ministério Público aplicar as medidas previstas em lei.


A sequência correta corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • 3° Alternativa* "É o próprio Ministério da saúde quem acompanha o sistema de auditoria, e não o CNS. Cabe ao próprio Ministério da Saúde as aplicações de medidas."

  • O primeiro conceito descrito trata-se de vigilância sanitária.
  • O Conselho Nacional de Saúde (Ministério da Saúde) acompanhará, através de seu sistema de auditoria, a conformidade à programação aprovada da aplicação dos recursos repassados a Estados e Municípios. Constatada a malversação, desvio ou não aplicação dos recursos, caberá ao Ministério Público (Ministério da Saúde) aplicar as medidas previstas em lei.

  •  2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

     O Ministério da Saúde acompanhará, através de seu sistema de auditoria, a conformidade à programação aprovada da aplicação dos recursos repassados a Estados e Municípios. Constatada a malversação, desvio ou não aplicação dos recursos, caberá ao Ministério da Saúde aplicar as medidas previstas em lei.


ID
4856104
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Sobre as redes de atenção à saúde, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • Segundo a resolução nº4279 de 2010, Redes é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

  • Grupo de serviços articulados entre si


ID
4856107
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entende-se por saúde do trabalhador, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo:


I. Assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho;

II. Participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho;

III. Avaliação do impacto que as doenças originadas no processo de trabalho provocam à saúde.


Sobre os itens acima, está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
4856110
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

“O _________________ está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos Governos Federal, Estaduais e Municipais.”

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:

Alternativas
Comentários
  • O Pacto em Defesa do SUS envolve ações concretas e articuladas pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar o SUS como política de Estado mais do que política de governos; e de defender, vigorosamente, os princípios basilares dessa política pública, inscritos na Constituição Federal.

    O Pacto de Gestão estabelece as responsabilidades claras de cada ente federado de forma a diminuir as competências concorrentes e a tornar mais claro quem deve fazer o quê, contribuindo, assim, para o fortalecimento da gestão compartilhada e solidária do SUS.

    Portaria 399/2006

  • Gabarito A


ID
4866367
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

“O Programa de Saúde da Família (PSF) constitui uma estratégia de reorganização do sistema de atenção à saúde à população brasileira. As equipes eram compostas apenas de médico e enfermeiro e em 1997, foram incorporados o auxiliar de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde. Neste momento inicial, a saúde bucal não teve seus profissionais incluídos na equipe mínima, apesar de existir, àquela época um movimento nacional em prol da inclusão da equipe de Odontologia no Programa de Saúde da Família.” (PEREIRA et al., 2009).

Em qual ano o cirurgião-dentista foi inserido nessa proposta?

Alternativas
Comentários
  • O Programa Saúde da Família (PSF) foi introduzido no Brasil em 1994 pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de reordenar as práticas de saúde no âmbito da atenção básica em novas bases e critérios, com foco na família, a partir do seu ambiente físico e social. Posteriormente definido como estratégia, reafirma e incorpora os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) de universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade. O PSF teve como antecedente o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), lançado em 1991, no qual já se trabalhava a família como unidade de ação programática. Os bons resultados do Pacs, particularmente na redução dos índices de mortalidade infantil, levaram à busca da ampliação e maior resolutividade das ações e, a partir de janeiro de 1994, começaram a ser formadas as primeiras Equipes de Saúde da Família (ESFs) . O PSF produziu um consenso quanto a um projeto de mudança do modelo de saúde hegemônico que nenhum outro projeto na história do SUS conseguiu. Contribuiu, ainda, para o acirramento das discussões sobre a necessidade de uma nova lógica de financiamento, que não a por procedimentos . No entanto, a inserção da odontologia no PSF só aconteceu em 2000, quando o Ministro da Saúde, diante da necessidade de ampliar a atenção em saúde bucal para a população brasileira, estabeleceu incentivo financeiro para a formação de equipes formadas por cirurgiões-dentistas (CDs), atendentes de consultório dentário (ACDs) e técnicos de higiene dentária (THDs).

    Trecho retirado do Artigo: ''A inserção do cirurgião-dentista no PSF: uma revisão crítica sobre as ações e os métodos de avaliação das Equipes de Saúde Bucal''. 


ID
4866370
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As ações de saúde bucal na estratégia de saúde da família devem expressar os princípios e as diretrizes do SUS e apresentar as seguintes atribuições comuns aos Profissionais de Saúde Bucal no PSF:

I. Estimular e executar medidas de promoção da saúde, atividades educativas e preventivas em saúde bucal.
II. Programar e realizar visitas domiciliares de acordo com as necessidades identificadas.
III. Identificar as necessidades e as expectativas da população em relação à saúde bucal.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
4866373
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A Norma Operacional da Assistência à Saúde determinou, como responsabilidade da atenção básica ampliada na área da saúde bucal, a prevenção e o tratamento de problemas odontológicos. Tais exigências devem ser cumpridas através do desenvolvimento de determinadas atividades:

Alternativas

ID
4866376
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No Brasil é obrigatório o uso de aventais plumbíferos de modo a proteger: 

Alternativas

ID
4866379
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

NÃO ESTÁ CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - duas etapas, triagem e confirmação!


ID
4866382
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Dentre os vários parâmetros relacionados com a qualidade dos testes de HIV, temos a sensibilidade, a especificidade e a reprodutibilidade.

I. Sensibilidade de um teste é a sua capacidade de detectar antígenos ou anticorpos na amostra, somente quando presentes em grandes quantidades;
II. Especificidade de um teste é a sua capacidade de caracterizar amostras não reagentes, nas quais antígenos ou anticorpos não estão presentes;
III. Reprodutibilidade de um teste é a capacidade de se obter, repetidamente com uma mesma metodologia e as mesmas amostras, resultados similares, mesmo quando as amostras são testadas em ordem ou momentos distintos.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C II E III

    I. Sensibilidade de um teste é a sua capacidade de detectar antígenos ou anticorpos na amostra, somente quando presentes em grandes quantidades;

     II. Especificidade de um teste é a sua capacidade de caracterizar amostras não reagentes, nas quais antígenos ou anticorpos não estão presentes;

     III. Reprodutibilidade de um teste é a capacidade de se obter, repetidamente com uma mesma metodologia e as mesmas amostras, resultados similares, mesmo quando as amostras são testadas em ordem ou momentos distintos.


ID
4866385
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Qual radiografia é indicada para analisar os tecidos dentinários e pulpares, a presença de pequenas alterações estruturais (cáries), mineralizações, nódulos pulpares, reabsorções e forma da câmara pulpar e dos condutos radiculares?

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA D


ID
4866388
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre os critérios exigidos para realizar exame radiográfico, é verdade o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA D


ID
4866391
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Constitui infração ética:

Alternativas

ID
4866394
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo o código de ética odontológica, a seção de relacionamento do profissional e paciente é considerada infração:

I. Aproveitar-se de situações decorrentes da relação profissional/ paciente para obter vantagem física, emocional, financeira ou política.
II. Deixar de atender paciente que procure cuidados profissionais em caso de urgência, quando não haja outro cirurgião-dentista em condições de fazê-lo.
III. Adotar novas técnicas ou materiais que não tenham efetiva comprovação científica.

Alternativas

ID
4866397
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sabe-se que receita (prescrição) é uma ordem por escrito ao farmacêutico que dá as diretrizes de como um fármaco deve ser entregue ao paciente. O receituário inclui alguns tipos de receita, sendo elas: comum, magistral e especial.

É correto afirmar sobre a receita magistral:

Alternativas
Comentários
  • Oficinal: Fixas (registro Ministério da Saúde) ex: álcool

    Magistral: Manipuladas ex: Clorexidina, fluoreto de sódio

    Especialidade Farmacêutica : Registro Anvisa, ex: Periogard

  • A) GABARITO. Utilizada para prescrição de medicamentos manipulados.

    B) Utilizada na prescrição da maioria dos medicamentos em odontologia. RECEITA COMUM.

    C) Utilizada para prescrição de medicamentos controlados. RECEITA ESPECIAL.


ID
4866400
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Soluções, emulsões, suspensões, cápsulas, drágeas e comprimidos, são formas farmacêuticas comumente utilizadas na prática profissional. Algumas são formadas por duas frações: uma sólida e outra líquida. A forma sólida deve ser facilmente miscível na líquida, com velocidade de sedimentação bem vagarosa, para que haja tempo suficiente para a mistura e administração ao paciente, com menor quantidade possível de sedimento.

Em relação às emulsões, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) São formas farmacêuticas adicionadas de xaropes edulcorantes. XAROPE: É a forma farmacêutica aquosa caracterizada pela alta viscosidade, que apresenta não menos que 45% (p/p) de sacarose ou outros açúcares na sua composição, que contêm uma ou mais substâncias químicas.

    B) São invólucros gelatinosos para conter o fármaco. CÁPSULA: É o armazenamento de uma ou mais substâncias químicas em recipientes de gelatina que pode ser mole (armazenando líquidos, semi-sólidos e sólidos) ou duro (armazenando sólidos). 

    C) GABARITO. Formas farmacêuticas constituídas por substâncias que não se misturam. EMULSÃO: É uma solução que contém pequenas partículas de um líquido dispersas em outro líquido (substâncias imiscíveis). Geralmente, as emulsões envolvem a dispersão de água em óleo. É necessário agitar antes de administrar.

    D) Misturas homogêneas formadas por duas ou mais fases. SOLUÇÃO: É a forma farmacêutica líquida; límpida e homogênea, que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis.


ID
4866403
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Para uma exodontia do elemento 38, o cirurgião dentista escolheu utilizar o anestésico lidocaína a 2%. Sabendo que cada anestube tem 1,8 ml e sua dosagem máxima por kg é de 4,4 mg, até quando tubetes desta substância poderá ser administrado para um paciente de 70kg?

Alternativas
Comentários
  • 4,4 x 70 kg = 308 308 ÷ 36mg = 8,5 tubetes letra D
  • Lembrando que você deve sempre estar atento a dosagem maxima!

    Conforme explicado :4,4 x 70 kg = 308! O limite maximo é de 300mg

    300 ÷ 36mg = 8,3 tubetes

    Atravês das alternativas chegaremos ao mais proximo 8,5 tubetes


ID
4866406
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As drogas de uso odontológico mais comuns compreendem aquelas para controle da dor, da inflamação e edema, assim, como também para infecção. Para controle da dor, os analgésicos podem ser de ação periférica, denominados ____________, ou de ação central, denominados ______________.

Assinale a alternativa que complete, respectivamente, os espaços.

Alternativas
Comentários
  • Analgésicos de ação central: morfina, codeína, tramadol

  • dexametasona não é classificado como opióide,e sim um AIES


ID
4866409
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente L.P.S., 46 anos, chega à clínica odontológica relatando queimação na cavidade oral e hálito fétido. Conta também que estava fazendo o uso de antibiótico há 12 dias, e durante a medicação, notou os sintomas mencionados. No exame clínico, pode-se observar o aparecimento de placas brancas, destacáveis, em mucosa jugal e língua.

Diante disso, analise e assinale a alternativa correta:

I. Característica de candidíase Pseudomembranosa.

PORQUE

II. O uso de antibiótico a longo período leva a imunossupressão, dando oportunidade à bactéria Candida albicans se manifestar.

Alternativas
Comentários
  • O uso de antibiótico a longo período não leva a imunossupressão, mas causa uma seleção de espécies da microbiota oral, favorecendo a proliferação da cândida.

    GABARITO: A

  • O uso de antibiótico a longo período pode levar a imunossupressão, dando oportunidade à bactéria Candida albicans se manifestar. Fungo!

  • Os corticoides que causam imunossupressão,


ID
4866412
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A sucessão microbiana é um processo que envolve a mudança de um tipo de comunidade por outra em resposta a modificações no meio. Além de ser um processo dinâmico, promove o estabelecimento final de uma microbiota madura.

Sabe-se que há dois tipos de sucessão: alogênica e autogênica, portanto, assinale a alternativa que corresponda a uma característica autogênica.

Alternativas
Comentários
  • Existem dois tipos de sucessão, a alogênica e a autogênica:

    • Sucessão Alogênica: é a substituição de um tipo de comunidade por outro, devido a alterações no habitat provocadas por fatores não microbianos. O nascimento é o primeiro dos eventos ambientais que influenciam a sucessão microbiana na cavidade bucal; Outros fatores como o crescimento; erupção e perda dos dentes; mudanças nos hábitos alimentares; restaurações dentárias e colocação de aparelho ortodôntico;
    • Sucessão Autogênica: Ocorre quando a comunidade residente altera o meio de tal forma que é substituída por outras espécies mais adaptadas ao habitat modificado. (Exemplo: Quando ocorre pela produção de ácidos microbianos).

ID
4866415
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma das classificações dadas ao grupo das bactérias é quanto a utilização do oxigênio. Cada uma delas tem diferentes características de acordo com seus nichos para melhor se adaptar a eles. Em relação ao principal agente etiológico da cárie, Streptococcus mutans, é uma bactéria classificada em:

Alternativas
Comentários
  • ESTREPTOCOCOS DO GRUPO MUTANS

    Após a descoberta por Clarke em 1924, o S. mutans permaneceu por aproximadamente 35 anos praticamente ignorado, até que em 1960 foi “redescoberto” por Fitzgerald e Keyes. A partir daí a sua correlação com a doença cárie tem sido extensivamente estudada, indicando ser esta bactéria o principal agente etiológico da cárie.

    São cocos Gram positivos, anaeróbios facultativos, microaerófilos, acidogênicos e acidúricos, e capazes de formar polissacarídeos extracelulares.

    ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS DA CÁRIE DENTAL, 2006

  • Anaeróbios facultativos


ID
4866418
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O crescimento bacteriano é dividido em três fase: LAG, ESTACIONÁRIA e DECLÍNIO. É importante saber quais são as modificações que ocorrem em cada fase, para, por exemplo, dotar uma administração em tempo correto de um antibiótico.

Diante disso, marque a alternativa que corresponda a uma das ações que acontecem na fase de LAG.

Alternativas
Comentários
  • Fase de latência (ou "LAG") - As células aumentam de volume , mas não sofrem divisão

    Fase exponencial (ou "EXP") - População microbiana torna-se constante, isto é, as células sofrem divisão e o seu número duplica após um determinado intervalo de tempo

    Fase de desaceleração - Durante esta fase ocorre um declínio da taxa específica máxima de crescimento, em resultado da diminuição para valores limitantes do crescimento da concentração de um (ou mais) nutrientes essenciais ao metabolismo celular e/ou do aumento da concentração de produtos do metabolismo tóxicos para as células.


ID
4866421
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As bacteriocinas são substâncias secretadas por algumas espécies bacterianas capazes de inibir o crescimento de outras espécies relacionadas, compreendendo um mecanismo de competição microbiana. Quem também desfruta desse mecanismo e tem grande papel na cavidade oral, é o Streptococcu mutans, produzindo bacteriocinas denominadas:

Alternativas
Comentários
  • mutacinas


ID
4866424
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Indicam apenas os elementos que constituem a face oclusal dos dentes:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA B