SóProvas


ID
4866523
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Jaguapitã - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente o trecho literário a seguir, extraído de um dos romances do escritor brasileiro Lima Barreto, para responder à questão.

“É mais decente pôr a nossa ignorância no mistério, do que querer mascará-la em explicações que a nossa lógica comum, quotidiana, de dia a dia, repele imediatamente, e para as quais as justificações com argumentos de ordem especial não fazem mais do que embrulhá-las, obscurecê-las a mais não poder”.

Em relação à interpretação do texto, pode-se afirmar que o autor:

Alternativas
Comentários
  • Marquei a letra D, pois nem eu mesmo não entendi o texto, portanto não iria fingir saber interpretar o que não entendi. Portanto letra D. Haha.

    • É mais decente pôr a nossa ignorância no mistério
    • nossa lógica comum ... repele imediatamente
    • justificações com argumentos de ordem especial não fazem mais do que embrulhá-las, obscurecê-las a mais não poder

    Não entendi porque o gabarito é a letra D e não a letra B, visto que "pôr em mistério aquilo que não se sabe explicar" com a "lógica comum", não está admitindo que "se finge saber aquilo que não se sabe", mas sim admitir que não se sabe pois se trata de um mistério, pois a lógica comum não é capaz de explicá-la, ou seja, que a lógica comum é limitada, imperfeita, falha, isto é, suscetível a erros.

    Se alguém conseguir me explicar os elementos técnicos/interpretativos que levem à resposta correta ser a letra D, serei grato de coração.