SóProvas


ID
4869067
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto.


Sempre fora invejosa; com a idade aquele sentimento exagerou-se de um modo áspero, invejava tudo na casa: a sobremesas que os amos comiam, a roupa branca que vestiam. As noites de soirée* , de teatro, exasperavam-na. Quando havia passeios projetados, se chovia de repente, que felicidade! O aspecto das senhoras vestidas e de chapéu, olhando por dentro das vidraças com um tédio infeliz, deliciava-a, fazia-a loquaz:

— Ai, minha senhora! É um temporal desfeito! É a cântaros, está para todo o dia! Olha o ferro!

E muito curiosa; era fácil encontrá-la, de repente, cosida por detrás de uma porta com a vassoura a prumo, o olhar aguçado. Qualquer carta que vinha era revirada, cheirada… Remexia sutilmente em todas as gavetas abertas; vasculhava em todos os papéis atirados. Tinha um modo de andar ligeiro e surpreendedor. Examinava as visitas. Andava à busca de um segredo, de um bom segredo! Se lhe caía um nas mãos!

Era muito gulosa. Nutria o desejo insatisfeito de comer bem, de petiscos, de sobremesas. Nas casas em que servia ao jantar, o seu olho avermelhado seguia avidamente as porções cortadas à mesa; e qualquer bom apetite que repetia exasperava-a, como uma diminuição de sua parte. De comer sempre os restos ganhava o ar agudo – o seu cabelo tomara tons secos, cor de rato. Era lambareira: gostava de vinho; em certos dias comprava uma garrafa de oitenta réis, e bebia-a só, fechada, repimpada, com estalos da língua, a orla do vestido um pouco erguida, revendo-se no pé.


Eça de Queirós. O primo Basílio


*espécie de reunião social

Assinale a alternativa que apresenta o uso correto da crase, como em: “Andava à busca de um segredo”.

Alternativas
Comentários
  • LOCUÇÃO ADVERBIAL FEMININA.

  • GABARITO C

    Reparem que nas demais alternativas há substantivo masculino.

    O cavalo, o lápis, o sangue, o prazo.

  • GABARITO -C

    A) Andava à cavalo pela relva.

    Não há crase diante de palavra masculina.

    ________________________________

    B) Escreveu à lápis aquela carta.

    Não há crase diante de palavra masculina.

    Detalhe: Nas locuções adverbiais de instrumento com núcleo feminino, é preferível utilizar a crase. É exatamente o ex: O autor escreveu o texto todo à caneta. A crase neste caso também tem um papel semântico, de evitar uma potencial ambiguidade.

    ( Alguns gramáticos não corroboram )

    ________________________________

    C) No final da rua, vire à esquerda.

    Usamos crase diante de locuções adverbiais femininas.

    _____________________________

    D) Recusou a oferta à sangue frio.

    ( O ) Sangue ...

    Não há crase diante de palavra masculina.

    __________________________

    E) Comprei a televisão à prazo.

    ( O ) Prazo

    Não há crase diante de palavra masculina.

    ________________________

  • Discorrendo em linhas concisas, Celso Pedro Luft, nas primeiras páginas de Decifrando a Crase, ensina que se usa o acento grave no "a" em duas circunstâncias apenas:

    1ª) para sinalizar a crase, isto é, para indicar que o "a" vale por dois: à = a + a;

    2ª) para sinalizar preposição "a" em expressões de circunstância com substantivo feminino singular, indicando que não se deve confundir com o artigo "a" (p.ex. escrever à mão, cortar à faca, etc.)

    Pode-se, às vezes, substituir o termo feminino por um masculino a fim de verificar se genuína ou não a ocorrência da crase. Se ocorrer “ao(s)”, marca-se; se ocorrer apenas “o(s)” e "a(s)" artigos, ou “a” preposição, deve-se evitar. Ex.: “Cortam-se as frutas e as verduras”. Marca-se ou não o fenômeno crásico? Certamente não, visto que se diz cortaram os legumes, os vegetais, etc. Outro exemplo: “Todos se dirigiram a mansão dele”. Marca-se ou não o fenômeno crásico? Certamente sim, pois é dito se dirigiram ao banco, ao boteco, ao armazém. Portanto: à mansão dele.

    a) Andava à cavalo pela relva.

    Incorreto. Não se marca a crase diante da expressão destacada acima, porque o núcleo é uma palavra masculina. Correção: "Andava a cavalo pela relva";

    b) Escreveu à lápis aquela carta.

    Incorreto. Não se marca a crase diante da expressão destacada acima, porque o núcleo é uma palavra masculina. Correção: "Escreveu a lápis aquela carta";

    c) No final da rua, vire à esquerda.

    Correto. "À esquerda" é locução adverbial cujo núcleo é uma palavra feminina, de modo que a marcação da crase está correta;

    d) Recusou a oferta à sangue frio.

    Incorreto. Não se marca a crase diante da expressão destacada acima, porque o núcleo é uma palavra masculina. Correção: "Recusou a oferta a sangue frio";

    e) Comprei a televisão à prazo.

    Incorreto. Não se marca a crase diante da expressão destacada acima, porque o núcleo é uma palavra masculina. Correção: "Comprei a televisão a prazo".

    Letra C

  • Cuidado! Via de regra não existe crase diante de palavra feminina, no entanto quando indicar modelo ou modo de alguma coisa poderá existir perfeitamente a crase

  • A crase é a fusão

    a ( preposição) as ( artigo)= ás

    exemplo de algumas locuções

    adverbias: á noite, á tarde, ás vezes, ás pressas, á farta, á vista, á beça, á caneta

    fonte : A gramática para concurso público/ Fernando Pestana