A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre quais são as funções da administração. Vejamos qual das alternativas pode ser assinalada como correta.
A - INCORRETA. Planejamento, comando e distribuição de lucros.
B - INCORRETA. Produção legislativa, comando e reuniões de acionistas.
C - INCORRETA. Exames de saúde, controle e produção legislativa.
D - INCORRETA. Produção de textos acadêmicos, assessoria tributária e controle.
E - CORRETA.
Renato Fenili (2007) nos apresenta as funções inerentes à administração de organizações em diferentes contextos. São elas:
◼ Planejamento. Por ser a primeira função, é até óbvio que ela serve de alicerce para as demais funções administrativas. A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.
Dentre outras características do Planejamento que valem a pena ser mencionadas, podemos destacar as seguintes: visão sistêmica, desdobramento em longo, médio e curto prazo.
◼ Organização (estruturação). A função Organização se refere, basicamente, à dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.
◼ Direção/comando. A direção volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (2000, p. 279) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar.
◼ Controle. A função de Controle tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente.
Após analisar o comentário acima, podemos concluir que a alternativa correta é a letra "E".
GABARITO: E
Fonte:
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017