SóProvas


ID
4871050
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Pastos Bons - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Ansiedade Fóbica caracteriza-se pela sua subjetividade, pelo seu quadro psicológico e comportamental, e sua gravidade pode variar de um leve desconforto até terror. Os Transtornos FóbicoAnsiosos é um grupo em que a ansiedade é evocada apenas, ou, predominantemente, por situações ou objetos bem definidos e externos ao indivíduo, não sendo corretamente perigosos. Diante deste quadro, julgue as prerrogativas como verdadeiras ou falsas.



I. O indivíduo encontra-se focado em sintomas individuais, tais como palpitações ou sensações de desmaio e, frequentemente, associados ao medo de morrer, perder o controle ou enlouquecer e não se sente aliviado quando outras pessoas não consideram a situação fóbica como perigosa ou ameaçadora.



II. A Agorafobia é uma fobia que, frequentemente se inicia na adolescência e está focalizada em torno do medo de expor-se às outras pessoas em grupos comparativos pequenos levando, assim, à evitação de situações sociais. Podem ser exemplificadas através da restrição a comer ou falar em público.



III. Fobias sociais são altamente restritas a situações específicas que surgem na infância ou cedo na vida adulta e podem persistir por décadas caso não seja realizado tratamento. As situações específicas desencadeadoras são proximidade com animais, altura, trovão, escuridão, voar, espaços fechados, urinar ou evacuar em banheiros públicos, comer certos alimentos, dentre outras.



IV. Fobias específicas acometem, na maioria das vezes, o sexo feminino, e seu início é usualmente no começo da vida adulta. Abrangem medos de sair de casa, medo de entrar em lojas, multidões e lugares públicos ou de viajar sozinho em trens, ônibus ou aviões. O indivíduo torna-se completamente confinado ao seu lar e é aterrorizado com pensamentos de ter um colapso e ser deixado sem socorro em público.



Assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • II. A Agorafobia é uma fobia que, frequentemente se inicia na adolescência e está focalizada em torno do medo de expor-se às outras pessoas em grupos comparativos pequenos levando, assim, à evitação de situações sociais. Podem ser exemplificadas através da restrição a comer ou falar em público. Fobias sociais

    III. Fobias sociais são altamente restritas a situações específicas que surgem na infância ou cedo na vida adulta e podem persistir por décadas caso não seja realizado tratamento. As situações específicas desencadeadoras são proximidade com animais, altura, trovão, escuridão, voar, espaços fechados, urinar ou evacuar em banheiros públicos, comer certos alimentos, dentre outras. Fobias específicas

    IV. Fobias específicas acometem, na maioria das vezes, o sexo feminino, e seu início é usualmente no começo da vida adulta. Abrangem medos de sair de casa, medo de entrar em lojas, multidões e lugares públicos ou de viajar sozinho em trens, ônibus ou aviões. O indivíduo torna-se completamente confinado ao seu lar e é aterrorizado com pensamentos de ter um colapso e ser deixado sem socorro em público. Agorafobia

  • Gabarito D

    I. Conceito correto do ataque ou transtorno de pânico.

    II. A assertiva chama de Agorafobia o conceito de ansiedade social ou fobia social.

    III. A assertiva chama de fobia social o que é um conceito de fobia específica

    IV. A assertiva chama de fobia específica o conceito de Agorafobia

  • Questão fácil porém que precisa prestar bastante atenção para não se confundir