SóProvas


ID
4872016
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Câmara de Amparo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Uma das mais importantes funções administrativas é a organização. Esta função possibilita agregar eficiência e eficácia na realização de atividades no dia a dia das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Na Administração Pública, assim como nas empresas privadas, a valorização dos processos relacionados ao arquivamento é um componente essencial para a organização de sua documentação. Sobre a forma de identificação dos documentos públicos, conforme Art. 8º da Lei nº 8.159/1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Art. 8° - Os documentos públicos são identificados como CORRENTES, INTERMEDIÁRIOS E PERMANENTES.

    Fonte: Lei 8.159/91

  • GABARITO: LETRA D

    DOS ARQUIVOS PÚBLICOS

    Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    FONTE: LEI N 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.