SóProvas


ID
4873
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder às questões de nos 21 e 22.


A Região Norte do Brasil sempre teve sua economia
marcada pelo extrativismo vegetal e, pelas próprias
condições socioespaciais, pela utilização da mãode-
obra indígena. Contudo, no início do século XX,
duas mudanças são sentidas: o aparecimento de uma
mão-de-obra não indígena e a queda da borracha no
mercado internacional.

Apesar da queda sofrida pela produção amazônica da borracha, um novo surto de exportação acontece em terras amazônicas nos anos 40 do século XX. Assinale a opção que explica corretamente o fato citado.

Alternativas
Comentários
  • Quando a extensão da guerra ao Pacífico e ao Índico interrompeu o fornecimento da borracha asiática, as autoridades americanas entraram em pânico. O presidente Roosevelt nomeou uma comissão para estudar a situação dos estoques de matérias-primas essenciais para a guerra. E os resultados obtidos por essa comissão foram assustadores:

    "De todos os materiais críticos e estratégicos, a borracha é aquele cuja falta representa a maior ameaça à segurança de nossa nação e ao êxito da causa aliada (...) Consideramos a situação presente tão perigosa que, se não se tomarem medidas corretivas imediatas, este país entrará em colapso civil e militar. A crueza dos fatos é advertência que não pode ser ignorada." (Comissão Baruch)

    As atenções do governo americano se voltaram então para a Amazônia, grande reservatório natural de borracha, com cerca de 300 milhões de seringueiras prontas para a produção de 800 mil toneladas de borracha anuais, mais que o dobro das necessidades americanas. Entretanto, naquela época, só havia na região cerca de 35 mil seringueiros em atividade com uma produção de 16 mil a 17 mil toneladas na safra de 1940-1941. Seriam necessários, pelo menos, mais 100 mil trabalhadores para reativar a produção amazônica e elevá-la ao nível de 70 mil toneladas anuais no menor espaço de tempo possível.

    Para alcançar esse objetivo, iniciaram-se intensas negociações entre as autoridades brasileiras e americanas, que culminaram com a assinatura dos Acordos de Washington. Como resultado, ficou estabelecido que o governo americano passaria a investir maciçamente no financiamento da produção de borracha amazônica. Em contrapartida, caberia ao governo brasileiro o encaminhamento de grandes contingentes de trabalhadores para os seringais - decisão que passou a ser tratada como um heróico esforço de guerra. No papel, o esquema parece simples, mas a realidade mostrou-se muito mais complicada quando chegou o momento de colocá-lo em prática.

  • DURANTE A 2º GUERRA MUNDIAL (1939-1945) OS JAPONESES INVADIRAM A MALASIA QUE NA ÉPOCA ERA A GRANDE PRODUTORA DE BORRACHA .

    ASSIM OS EUA FICARAM DESABASTECIDOS DESTA MATÉRIA PRIMA DE SUMA IMPORTÂNCIA (O LATÉX). PARA SANAR ESSE PROBLEMA O EUA 


    SABENDO QUE A AMAZÔNIA BRASILEIRA É UMA GRANDE RESERVA NATURAL DE BORRACHA, PROCUROU O GOVERNO BRASILEIRO PARA 


    ASSINAR O TRATADO DE WASHINTON NO QUAL, O EUA INVESTIU FINANCEIRAMENTE NA EXTRAÇÃO DA BORRACHA E O BRASIL SE 


    RESPONSABILIZOU POR ENVIAR TRABALHADORES PARA A REGIÃO.
  • A letra E é a resposta correta. 
  • e)

    Com os seringais da Malásia nas mãos dos japoneses, os norte-americanos passaram, por determinação dos Acordos de Washington, a reativar a exploração e o fornecimento da borracha para as suas indústrias.

  • Nesse período também houve campanhas do governo de Getúlio Vargas para incentivar a migração de brasileiros para a Amazônia. As campanhas “Marcha para o Oeste” e “Novo Eldorado” atraíram pessoas, principalmente do Nordeste, para trabalhar nos seringais da região. Esses migrantes ficaram conhecidos na história como “Soldados da Borracha”. Isso porque a migração ocorreu durante o esforço de guerra dos Estados Unidos pela borracha brasileira na Segunda Guerra Mundial, uma vez que as plantações no Sudeste Asiático haviam sido ocupadas pelos japoneses. Como a borracha era um produto estratégico para os aliados, a seringueira da Amazônia voltou a ser extraída em larga escala. Com os seringais da Malásia nas mãos dos japoneses, portanto, os norte-americanos passaram, por determinação dos Acordos de Washington, a reativar a exploração e o fornecimento da borracha para as suas indústrias.

    Esse novo ciclo, porém, durou pouco. Assim que a guerra acabou, os Estados Unidos voltaram a importar a borracha asiática e suspenderam os investimentos que estavam fazendo no Brasil.

    Resposta: E