SóProvas


ID
4873120
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Código de Ética do servidor público do IBGE, salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade.

Nesse contexto, o mencionado diploma ético estabelece que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Capítulo I

    Seção I

    Das regras deontológicas

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de efi cácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. Entretanto, os dados individuais de pessoas físicas ou jurídicas coletados pelo IBGE são estritamente confi denciais e exclusivamente utilizados para fins estatísticos. Ademais, leis, regulamentos e medidas que regem a operação dos sistemas estatístico e cartográfico no Instituto devem ser de conhecimento público.

    FONTE: Código de Ética Profissional do Servidor Público do IBGE

  •  Toda ausência injustifi cada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

  • a) ERRADO

    dados individuais são sigilosos. Seção I: VII (dados individuais confidenciais e leis, regulamentos e etc são públicos) e Seção III: q) (informações de caráter sigiloso).

    b) ERRADO

    ainda que a informação for contrária. Seção I: VIII (direito à verdade)

    c) ERRADO

    causa desordem às relações humanas (nada sobre ser um objeto de publicidade). Seção I: XII (ausência injustificada)

    d) CORRETA

    como já citado, seção I: VII

    e) ERRADO

    não encontrei nada no código de ética do ibge que abordasse sobre requerimentos. (se alguém souber por favor me corrige).

    Gabarito: D

  • A) Os dados individuais de pessoas físicas ou jurídicas coletadas pelo IBGE são estritamente confidenciais e exclusivamente utilizadas para fins estatísticos.

    B) Toda pessoa tem o Direito à Verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

    C) Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    D) Correta.

    E) A Resposta encontra-se na Lei de Acesso a Informação.

    O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder acesso imediato à informação disponível.

  • E) todo requerimento de informação feito ao IBGE por órgãos públicos ou empresas privadas deve ser atendido no prazo de 5 (cinco) dias, mediante publicação no sítio eletrônico do Instituto ERRADO

    *****

    Não sei se havia justificativa melhor nas normas do IBGE. No cód. Ética não achei!

    LAI (Lei de acesso à informação), Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

    § 1º Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias:

    I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;

    II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou

    III - comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação.

    § 2º O prazo referido no § 1º poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente.

  • Gabarito: D

    Conforme o Código de Ética do IBGE:

    Leis, regulamentos e medidas que regem a operação dos sistemas estatístico e cartográfico no IBGE: conhecimento público.

    Casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse do estado e da administração pública: processo sigiloso.

    Dados individuais de pessoas físicas ou jurídicas coletados pelo IBGE: estritamente confidenciais e exclusivamente utilizados para fins estatísticos.