SóProvas


ID
4873177
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em uma equipe de trabalho de cinco pessoas, o funcionário A é quem geralmente traz novas ideias e propostas. O funcionário B se destaca por estabelecer planos e procedimentos “para transformar as ideias em realidade”. C é o mais experiente do grupo e toma a dianteira para buscar recursos para os projetos da equipe. Já os funcionários D e E se preocupam com os resultados, focando nos prazos de entrega e no fluxo de trabalho.

Os papéis que A, B, C, e D e E desempenham na equipe são, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • Essa é nova lkkkkkkkkkkk

  • Margerison e McCann sugerem uma roda da equipe composta por nove fatores de desempenho (ou participantes) que precisam estar presentes em toda equipe:

    1. Assessoria: fator relacionado com dar e receber informação. Cada membro deve verificar o que os outros estão fazendo em sua atividade e assegurar que estão utilizando as melhores práticas. A informação é obtida por relatórios, reuniões, artigos, livros ou mesmo conversando com as pessoas. O assessor é um informante e faz com que todos os membros sejam informados para analisar situações e tomar as decisões adequadas.

    2. Inovação: fator relacionado com a criação e a experimentação de novas ideias. A inovação é um aspecto- -chave do trabalho em equipe e envolve a maneira como as coisas são feitas. A inovação é essencial para a melhora contínua do trabalho. O inovador traz criatividade, novas ideias e novos conceitos. Se as pessoas não estão atualizadas em suas práticas, a estrutura de custos aumenta e prejudica a competitividade.

    3. Promoção: fator relacionado com a identificação e a exploração de oportunidades. Para conduzir o trabalho, as pessoas precisam obter recursos (dinheiro, equipamento, etc.). Para isso precisam vender o que estão fazendo para as outras pessoas. Recursos para implementar novas ideias são obtidos se a equipe consegue persuadir e influenciar as pessoas em níveis mais elevados na organização. O promotor também é chamado explorador e toma as novas ideias e conceitos do inovador e os vende dentro e fora da organização. Advoga a mudança e as novas oportunidades que ela traz.

    4. Desenvolvimento: fator relacionado com a avaliação e teste de aplicabilidade de novas abordagens.

    5. Organização: fator relacionado com o estabelecimento e a implementação das maneiras de trabalhar. Objetivos claros devem ser definidos para implementar a ação necessária para assegurar resultados no tempo e no custo. O organizador enfatiza a ação e faz com que as coisas aconteçam de maneira que todos saibam o que fazer, como e quando.

    6. Produção: fator relacionado com a conclusão e a entrega de resultados. Após a definição dos planos e sua execução, a equipe pode se concentrar na produção. Essa atividade focaliza a entrega do produto/serviço em base regular e conforme os padrões de eficiência e eficácia. O produtor é uma pessoa prática que conduz as coisas até o fim, executa planos e alcança metas e resultados de maneira ordenada e controlada.

    7. Inspeção: fator relacionado com o controle e a auditoria dos sistemas de trabalho.

    8. Manutenção: fator relacionado com a salvaguarda de padrões e processos.

    9. Ligação: fator relacionado com a coordenação e a integração do trabalho dos membros da equipe.

    Fonte: Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014, Pág. 217

  • Gabarito B

    pela lógica. Nunca tunha visto isto

  • Essa questão aborda a teoria de Margerison e McCann. Os autores criaram uma roda composta por nove fatores de desempenho que precisam estar presente em toda equipe: 1) Relator, 2) Inovação, 3) Promoção, 4) Desenvolvimento, 5) Organização, 6) Produção, 7) Inspeção, 8) manutenção e 9) Ligação.

    Vamos analisar as os funcionários:

    A= “o funcionário A é quem geralmente traz novas ideias e propostas”

    Quem traz propostas e ideias novas bem como se preocupa como as maneiras como as coisas são feitas é o criador/inovador.

    B=” O funcionário B se destaca por estabelecer planos e procedimentos “para transformar as ideias em realidade”

    O organizador está sempre preocupado com a ação e faz com que as coisas aconteçam de maneira que todos saibam o que fazer, como e quando.

    C=” C é o mais experiente do grupo e toma a dianteira para buscar recursos para os projetos da equipe”

    O promotor/explorador se preocupa com a identificação e exploração de oportunidades. Ajuda e vender a ideia do inovador dentro e fora da organização a fim de trazer as mudanças necessárias.

    D=” já os funcionários D e E se preocupam com os resultados, focando nos prazos de entrega e no fluxo de trabalho.

    O produtor, após a definição dos planos e sua execução, ajuda a equipe a se concentrar na produção. O produtor é uma pessoa prática que conduz as coisas até o fim, executa planos e alcança metas e resultados de maneira ordenada e controlada.

    Juntando tudo temos: criador/inovador; impulsor/organizador; explorador/promotor; conclusões/produtores;

    Gab: B

  • FGV adora buscar autor que banca nenhuma utiliza.

    A diferentona.

  • conclusores/produtores que fazem controle/inspeção

    fonte fgv: eu ia mentir pra quê?