SóProvas


ID
4873189
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Escola de Relações Humanas é um dos principais marcos na evolução do pensamento da Administração. Essa escola, entre outras contribuições fundamentais, destacou a importância da organização informal para a produtividade e o funcionamento das estruturas organizacionais formais.

Sobre a organização informal, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Organização Informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é representada ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve, espontaneamente, quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que, usualmente, não são formalizadas e não aparecem no organograma da empresa. A organização informal envolve as emoções, atitudes e ações das pessoas em termos de suas necessidades e não de procedimentos ou regras.

    FONTE: Curso Prime

  • Erros dos itens A e C?

  • GABARITO: LETRA D

    Organização formal

    É a organização baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades. É a organização planejada definida no organograma, sacramentada pela direção e comunicada a todos por meio dos manuais de organização. É a organização formalizada oficialmente.

    A organização formal, baseada na estrutura organizacional desenhada pela empresa de forma planejada e racional, descrita em normas e regulamentos internos;

    - ESTRUTURA FORMAL: é representada pelo organograma da empresa, seus estatutos, leis, formação. É o próprio estatuto da empresa, sendo estático e criando a autoridade formalmente estabelecida.

    Organização informal

    É a organização que emerge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos. Forma-se a partir das relações de amizade (ou de antagonismos) e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento formal.

    A organização informal, que surge espontaneamente da interação diária entre os indivíduos, de forma não-planejada, a partir das relações humanas.

    - ESTRUTURA INFORMAL: não é visível e representa a rede de relações sociais existentes em uma empresa.

    Desenvolve-se espontaneamente e não aparecem no organograma. Complementa a Estrutura formal, proporcionando maior rapidez na comunicação e processo decisório, motivando e integrando as pessoas.

    Pode ocasionar dificuldade de controle, bem como o surgimento de atrito entre as pessoas. A Moderna

    Administração busca a conciliação da estrutura formal e informal.

    MEUS RESUMOS DAS AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.

  • Olá Carlos - Erros dos itens A e C? Acredito que os erros sejam:

    A - Na organização informal não possui padrões nem regras, imagine cochichos, resenhas no refeitório, banheiro, escadas... não existe formalização que só nesses locais podem ser "conversado" bem ou mal de alguém ou algum equipamento ou sobre determinado assunto então por isso facilmente alteram-se.

    C - Pode acontecer exceções, mas normalmente relacionam-se grupos do mesmo setor, a barreira "status" faz diferenciação, devido paradigmas já instalados as pessoas não costumam sentar-se com seus(suas) chefes(as) ou subordinados(as) para falar, conversar sobre assuntos da organização.

    PS - Meu entendimento

  • Letra D

    Organizações Informais = Representa as PESSOAS.

    -"Não oficial"

    -Formada pelos relacionamentos.

    -Foco nas pessoas, nasce espontaneamente das relações interpessoais.

    -Não controlável.

    Erros? Só avisar! RESISTA :))

  • LETRA D

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A questão em análise nos demanda conhecimento sobre a Abordagem Humanística da Administração ou Teoria das Relações Humanas. Essa abordagem surgiu nos Estados Unidos em oposição à Teoria Clássica de Henri Fayol. A Teoria das Relações Humanas enfatiza aspectos emocionais influenciadores do processo produtivo que possuem uma relação direta com a eficiência do trabalhador, com a autonomia e o controle dos cargos.

    Essa teoria defende que os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos e possui uma concentração nos aspectos informais da organização como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude, expectativa e motivação.

    Na oportunidade cabe destacar que a organização informal é caracterizada pelo conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas. Ela se caracteriza também pelos usos e costumes, tradições, ideias, normas sociais, atitudes, opiniões e sentimentos. Essa organização representa uma necessidade momentânea é de rápida modificação. Após esse resumo, vamos à análise das alternativas quanto às organizações informais:

    A) ERRADO. Suas normas e padrões são dificilmente alterados – conforme explicado anteriormente, as organizações informais são rapidamente modificadas.

    B) ERRADO. Está limitada às interações decorrentes dos cargos – essas interações decorrentes do cargo referem-se às organizações formais.

    C) ERRADO. Não apresenta diferenciação de status entre os membros – apesar de cargos constituírem aspectos das organizações formais, não podemos afirmar que em uma organização informal, uma opinião de um diretor tenha o mesmo status que a opinião de um funcionário sem cargo gerencial. Portanto, essa alternativa está errada.


    D) CERTO. É um reflexo da colaboração espontânea entre as pessoas – conforme explicado anteriormente, as organizações informais representam as necessidades momentâneas do grupo e se abastecem do conjunto de interações e relacionamentos entre as pessoas. Portanto, podemos afirmar que essa alternativa está correta.

    E) ERRADO. Seus padrões de desempenho obedecem ao estabelecido pela gestão – essa afirmativa refere-se ao desempenho das organizações formais. Não se consegue aferir desempenho para organizações informais, pois seus padrões de desempenho transcendem a organização.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • organização/estrutura/autoridade informal: é a convivência, espontaneidade, relacionamentos que não podem ser controlados ou documentos no dia a dia entre as pessoas
  • GABARITO: LETRA "D"

    Organização Formal: É aquela pautada pela racionalidade e pela lógica. É o conjunto de normas que orientam o andamento dos processos organizacionais. A estrutura da organização e as funções são definidas em regulamentos e organogramas12. Os relacionamentos no ambiente de trabalho se darão baseados na missão, visão e valores da organização. A organização formal é criada propositalmente para que a organização alcance seus objetivos.

    Organização Informal: É aquela baseada na espontaneidade. Está associada a questões de ordem social e pessoal que os colaboradores da empresa compartilham dentro do ambiente organizacional. É formada por relações pessoais e pela afinidade entre os membros de uma organização. São aquelas “panelinhas” (ou grupos de amizade) que se formam dentro da empresa e não aparecem no organograma. Muitas vezes, pautam-se pelo status. São os próprios membros que definem quais comportamentos são positivos para o grupo (não existem regras ou manuais). Por exemplo: aquele grupo de colegas de trabalho que sempre estão juntos (no almoço, na festa da empresa, etc.).

    OBS: A organização informal surge naturalmente e não possui objetivos claros. Pode-se dizer que esse tipo organização transcende a organização formal. Em outras palavras, isso significa que a organização informal não está sujeita aos horários de trabalho, ao local físico do trabalho, às regras, e aos demais aspectos da organização formal. 

  • Organização Formal: É aquela pautada pela racionalidade e pela lógica.

    - criada propositalmente para que a organização alcance seus objetivos.

    Organização Informal: É aquela baseada na espontaneidade.

    - surge naturalmente e não possui objetivos claros.

    - transcende a organização formal.

  • GAB D

    A EMPRESA SE DIVIDE ENTRE ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL

    1. ORGANIZAÇÃO FORMAL: refere-se à estrutura oficial da empresa, seu organograma, suas divisões e hierarquias. A representação gráfica da estrutura organizacional formal é feita por meio do organograma.
    2. ORGANIZAÇÃO INFORMAL: A estrutura informal é estabelecida por meio das relações interpessoais. Ela não é oficial e não define a interação entre os setores, refletindo apenas as ligações espontâneas que se formam entre os colaboradores.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS

  • Por eliminação letra D).

  • formal: pré-estabelecido

    informal: forma espontânea, afinidade, não possui objetivos claros