SóProvas


ID
4873192
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, como preconizado por autores como Fayol e Urwick, entre outros.

O grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida e eficiente é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA  A

    De acordo com Sobral: “a especialização do trabalho é o grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único indivíduo em dada organização.” (Sobral & Peci, 2008).

  • Gabarito: A.

    Sobre a alternativa d), formalização tem a ver com grau de padronização das tarefas. Para não confundir, formalização relaciona-se com grau de padronização e especialização com divisão de atividade ou tarefa.

    Fonte: Meus resumos feitos com base no material do Direção Concursos.

  • A questão diz respeito a Especialização do Trabalho, que consiste em pegar um trabalho “global” e dividi-lo em várias “partes”. Refere-se ao grau em que as atividades podem ser subdivididas em tarefas isoladas.

    Portanto, a especialização do trabalho aumenta a eficiência e a produtividade.

    Por exemplo:

    Pense em uma fábrica de automóveis. Ao invés de um operário montar o carro inteiro, cada operário irá se especializar apenas em uma tarefa. Assim, o “operário A” irá se especializar apenas em instalar a porta traseira do carro; por sua vez, o “operário B” será especialista em instalar os vidros dianteiros; etc.

    Contudo, chega um ponto em que a trabalho executado pelo operário se torna extremamente especializado, gerando as “deseconomias humanas”.

    Gabarito: Letra A

  • Especialização do trabalho:

    - Grau no qual as tarefas são divididas e padronizadas = Processo decomposto em trabalhos simples, repetitivos e padronizados;

    - Ganho de escala;

    - Aumento da eficiência;

    - Monotonia, insatisfação, desmotivação.

  • LETRA A

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A questão em análise envolve conceitos da Teoria Clássica de Administração, idealizada por Henri Fayol (1841 – 1925). A Teoria Clássica partia do todo empresarial e da sua estrutura para garantir eficiência ao conjunto das partes envolvidas, fossem elas órgãos ou pessoas. Segundo Fayol, existem 14 princípios gerais que norteiam a Administração, são eles: divisão do trabalho; autoridade e responsabilidade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção; subordinação dos interesses individuais aos gerais; remuneração do pessoal; centralização; cadeia escalar; ordem; equidade; estabilidade do pessoal; iniciativa; e espírito de equipe. Nesse contexto, a questão em análise nos pergunta qual princípio está relacionado à divisão e à padronização de tarefas. Para tanto, vamos à análise das alternativas:

    A) CERTO. Especialização do trabalho – essa alternativa é o gabarito da questão em análise, pois especialização é o princípio que oriente a divisão de tarefas segundo suas especialidades para que fiquem padronizadas.

    B) ERRADO. Delegação – esse princípio refere-se à capacidade de distribuir atribuições para subordinados.

    C) ERRADO. Coordenação – esse princípio refere-se à capacidade de coordenar, de orquestrar, de ordenar as tarefas dos empregados.


    D) ERRADO. Formalização – refere-se à necessidade de se manter uma formalidade nas relações pessoais e empresariais. Para tudo existe uma forma correta pré-definida de se fazer.

    E) ERRADO. Amplitude de controle – refere-se à quantidade de subordinados imediatos que um chefe consegue comandar.



    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Especialização do Trabalho (Divisão do Trabalho): Indica até que ponto as atividades podem ser divididas em tarefas separadas.

    Departamentalização: Indica qual é a base para o agrupamento de tarefas.

    Cadeia de Comando (Hierarquia de Autoridade): Indica a “quem” os indivíduos (ou grupos) devem se reportar.

    Amplitude de Controle: Indica quantas pessoas cada executivo pode dirigir de forma eficaz e eficiente.

    Centralização e Descentralização: Indica “onde” fica a autoridade no processo decisório.

    Formalização: Indica até que ponto existirá regras e regulamentos para dirigir e coordenar os funcionários e os executivos.

    FONTE - PDF SIMPLIFICADO DO ESTRATÉGIA

  • Resposta:Letra A

    -----------------------------

    A especialização do trabalho, que recebe também o nome de divisão do trabalho, é o grau em que as tarefas organizacionais são divididas e fragmentadas em atividades separadas. A especialização do trabalho é facilmente visível nas linhas de montagens de automóveis, em que cada empregado executa sempre a mesma tarefa ao longo do tempo. Se apenas um empregado tivesse de construir um automóvel inteiro provavelmente ele seria menos eficiente.

    -----------------------------

    FONTE: APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL / PROF. GIOVANNA CARRANZA

  • A estrutura organizacional é responsável por definir como as tarefas serão

    formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. Nesse sentido, Robbin destaca que, quando

    da definição a estrutura organizacional, devem ser levados em consideração 06 elementos básicos:

    Especialização do Trabalho (Divisão do Trabalho): Indica até que ponto as atividades podem

    ser divididas em tarefas separadas. Especialização do trabalho : TAREFAS SIMPLES, BEM EXECUTADAS e REPETITIVAS. Especialização é o princípio que oriente a divisão de tarefas segundo suas especialidades para que fiquem padronizadas. Para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida e eficiente

    Departamentalização: Indica qual é a base para o agrupamento de tarefas.

    Cadeia de Comando (Hierarquia de Autoridade): Indica a “quem” os indivíduos (ou grupos)

    devem se reportar.

    Amplitude de Controle: Indica quantas pessoas cada executivo pode dirigir de forma eficaz

    e eficiente. Refere-se à quantidade de subordinados imediatos que um chefe consegue comandar.

    Centralização e Descentralização: Indica “onde” fica a autoridade no processo decisório.

    Formalização: Indica até que ponto existirá regras e regulamentos para dirigir e coordenar os funcionários e os executivos. Refere-se à necessidade de se manter uma formalidade nas relações pessoais e empresariais. Para tudo existe uma forma correta pré-definida de se fazer.

    Delegação – refere-se à capacidade de distribuir atribuições para subordinados.

    Coordenação – refere-se à capacidade de coordenar, de orquestrar, de ordenar as tarefas dos empregados.

  • GABARITO - A

    consiste na subdivisão de uma tarefa geral ou global em várias tarefas menores.

    A especialização de tarefas se dá a partir da realização de parte de uma atividade e não da atividade inteira.

    Infoescola

  • RUMO A PMCE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • tava resolvendo questões de analista, errando quase tudo. Vim aqui nas de nível médio ver se acerto pelo menos um tiquim