-
A avaliação também apresenta alguns pontos que podem torná-la menos eficiente que o esperado. O efeito Halo e a Tendência Central podem ser citados como exemplo. O e O efeito de tendência central é aquele em que o avaliador forca sua avaliação num ponto central da escala, entre outros motivos,
Mais informações: aedb.br/seget/arquivos/artigos05/324_avaliacao[1].pdf
-
Gabarito D
“Efeito Halo” é um termo criado pelo psicólogo americano chamado Edward Thorndike, que afirmava que o cérebro humano julga, analisa e tira conclusões de uma pessoa a partir de uma única característica, e formula um estereótipo global do indivíduo com este único fator — como aparência, vestimenta, postura, fala e etc.
Tendência Central esse erro se caracteriza pelo receio e insegurança por parte do avaliador de atribuir notas muito baixas para não prejudicar o avaliado ou notas muito altas para não se comprometer no futuro, caso seja necessário o desligamento do funcionário.
-
Assunto bastante cobrado quando se fala de Gestão do Desempenho em Gestão de Pessoas.
Erros relacionados à Avaliação de Desempenho realizada pelo Chefe/Gerente que podem aparecer na sua prova:
-Efeito Halo- É a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações com base em um ou poucos fatores observados, algumas questões associam a generalizações de avaliações positivas, e outras, falam em generalizações que abrangem aspectos positivos. ‘‘Halo’’= Auréola.
-Efeito Horn- É a generalização de avaliações com base em um ou poucos fatores observados com avaliação negativa. ‘‘Horn’’= Chifre.
-Erro de Tendência Central - É a tendência que a pessoa pode ter a não atribuir notas nem muito altas nem muito baixas para um candidato, tendendo sempre a uma avaliação mediana. Em outras palavras é ‘‘ Ficar em cima do muro’’.
-Recência/Recenticidade/Imediatismo- É o fato de que as pessoas se lembram mais dos fatos recentes.
-Leniência- É ‘‘ser bonzinho demais’’ sempre na Avaliação de Desempenho.
-Severidade- É ser ‘‘rigoroso, duro demais’’ na Avaliação de Desempenho.
-Contraste- É quando o avaliador erra por se tomar como referência de comparação, avaliando negativamente o indivíduo.
-Similaridade- O examinador continua se tendo por referência, mas busca características similares a si próprio, avaliando positivamente o indivíduo.
-Tendenciosidade- Trata-se do erro que decorre da avaliação com base em preconceitos ou tendências pessoais do avaliador.
-Erro de Cansaço- O avaliador, quando cansado, pode errar na aplicação da avaliação.
-Falsidade- O avaliador pode, conscientemente, ocultar ou distorcer informações para prejudicar ou beneficiar o avaliado.
-Critério Único- É a avaliação feita com base em apenas um critério, que não considera o desempenho como um todo.
-Unilateralidade- Neste erro, o avaliador valoriza aspectos que ele, unilateralmente, julga importantes, mesmo que eles não o sejam para a organização ou para o trabalho realizado pelo avaliado.
-Não compreensão dos Fatores Avaliados / Falta de Técnica- Quando o avaliador não conhecer claramente os fatores de avaliação.
-
-
GABARITO: LETRA D
Halo: Tendência de avaliar o indivíduo onde a simpatia interfira na avaliação (Tudo é bom/ Generalização).
Horn: Tendência de prejudicar o avaliado por causa de uma antipatia (Tudo é ruim/ Generalização).
-
[GABARITO: LETRA D]
ERRO DE HALO
• O erro de halo é aquele que resulta de observações globais feitas pelo chefe sobre o desempenho do servidor, baseadas em impressões favoráveis ou desfavoráveis.
• Deixar-se influenciar por uma característica marcante, tanto positiva quanto negativa.
Deixar-se influenciar por:
• Característica positiva erro de HALO.
• Característica negativa erro = HORN.
• Característica positiva e negativa erro = HALO-HORN
-
GABARITO: LETRA D
HALO: Tendência de avaliar o indivíduo onde a simpatia interfira na avaliação (Tudo é bom/ Generalização).
HORN: Tendência de prejudicar o avaliado por causa de uma antipatia (Tudo é ruim/ Generalização).
-
Halo do ingles significa areola
Horn é chifre só lembrar
-
Efeito Halo - Influência exagerada de uma característica do avaliado.
Tendência Central - O avaliador não quer se comprometer e acaba dando notas medianas .
Recenticidade - Analise das situações baseado nas ações mais recentes do avaliado.
-
GAB D
DIFERENÇAS ENTRE:
- EFEITO HALO = É uma generalização. Generaliza avaliações positivas com base em poucos fatores observados. Tem a ver com a primeira impressão.
- EFEITO HORN = É o oposto do halo. Generaliza avaliações Negativas com base em poucos fatores observados.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS
-
Alternativa A: Errado. Não há um erro/viés denominado “efeito de proximidade”. O que temos é o Erro de Semelhança ou Projeção, que consiste em atribuir ao avaliado qualidades e defeitos que são próprios do avaliador.
Alternativa B: Errado. Não há um erro/viés denominado “pressão inflacionista” relacionado à avaliação de desempenho.
Alternativa C: Errado. A alternativa se refere à avaliação congelada (força do hábito), em que o avaliador tende a avaliar aquele indivíduo sempre da mesma maneira. Pode ainda estar relacionada com a avaliação realizada pelo órgão de gestão de pessoas, uma vez que possui uma forte tendência à padronização do desempenho das pessoas na tentativa de eliminar suas diferenças individuais.
Alternativa D: Certo. No efeito halo o avaliador enquadra o indivíduo em todas as dimensões de maneira idêntica, apesar das diferenças de desempenho apresentadas. Foi justamente o que ocorreu na situação descrita no enunciado, onde o avaliador de João foi influenciado pela primeira nota máxima dada, no item “relacionamento com os colegas”, avaliando-o bem em todos os demais itens. Vale pontuar que alguns autores subdividem esse viés em dois tipos: a) efeito halo – quando a generalização é benéfica ao avaliado (todos os fatores são tidos como “tudo de bom”), b) efeito horn – quando a generalização é prejudicial ao avaliado (todos os fatores são tidos como “tudo de ruim”).
Alternativa E: Errado. O efeito da tendência central ocorre quando o avaliador avalia todos os empregados como medianos. Todas as avaliações concentram-se no ponto médio da escala.
Vale a pena aproveitar a questão para revisar os erros e vieses da avaliação de desempenho indicados pela literatura:
Efeito halo, Efeito hallo ou efeito de estereotipação: Esse viés consiste em uma generalização exagerada do avaliado. O avaliador enquadra o indivíduo em todas as dimensões de maneira idêntica, apesar das diferenças de desempenho apresentadas. Com base em uma característica que o avaliado apresenta, o avaliador o classifica como tudo de ruim, tudo de bom ou mediano e ignora as especificidades de cada critério de avaliação. Vale pontuar que alguns autores subdividem esse viés em dois tipos: a) efeito halo – quando a generalização é benéfica ao avaliado (todos os fatores são tidos como “tudo de bom”), b) efeito horn – quando a generalização é prejudicial ao avaliado (todos os fatores são tidos como “tudo de ruim”).
Leniência ou complacência (erro decorrente de tolerância): Esse viés ocorre quando o avaliador avalia todos os empregados de maneira favorável.
Excesso de rigor (erro decorrente de severidade): Esse viés ocorre quando o avaliador avalia todos os empregados de maneira negativa. Ninguém faz nada direito. Nesse caso, a avaliação de desempenho torna-se apenas um instrumento de punição e que pode minar a confiança e empenho dos empregados. Afinal, os empregados percebem que não importa o quanto o se empenhe nunca atenderão às expectativas do avaliador.
Tendência à intermediação (erro de tendência central): Esse viés ocorre quando o avaliador avalia todos os empregados como medianos. Todas as avaliações concentram-se no ponto médio da escala.
Recenticidade (Recência, falta de memória): Esse viés ocorre quando o avaliador considera apenas os eventos recentes para realizar a avaliação em vez de considerar todo o período avaliativo.
Projeção (Subjetivismo, erro de semelhança): consiste em atribuir ao avaliado qualidades e defeitos que são próprios do avaliador.
Avaliação congelada (Força do hábito): consiste na insensibilidade do avaliador ao identificar e mensurar alterações no desempenho do avaliado ao longo do tempo. O avaliador tende a avaliar aquele indivíduo sempre da mesma maneira.
Gabarito: D
-
Efeito Halo - É a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações com base em um ou poucos fatores observados, algumas questões associam a generalizações de avaliações positivas, e outras, falam em generalizações que abrangem aspectos positivos ou negativos. ‘‘Halo’’= Auréola.
Efeito Horn- É a generalização de avaliações com base em um ou poucos fatores observados com avaliação negativa. ‘‘Horn’’= Chifre.