Para
resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre doenças
cardiovasculares.
O cateter de artéria pulmonar criado por Swan e Ganz é um dos
instrumentos mais importantes para a monitorização cardíaca.
É composto por quatro
vias: azul (proximal), que mede o débito cardíaco por termodiluição e também
pressão venosa central; distal (amarela), que permite medida das pressões de
artéria pulmonar e pressão de oclusão da artéria pulmonar; via do balão (vermelha),
que permite a insuflação do balonete e a medida da pressão capilar pulmonar;
via do termistor, que mede a temperatura sanguínea na artéria pulmonar,
permitindo cálculo do débito cardíaco por curva de variação térmica (Letra B).
A) Incorreto. Conforme descrito anteriormente, são
compostos de 4 vias e não três vias.
B) Correto.
C) Incorreto. É composto por quatro vias;
Mas a descrição esta incorreta, conforme apresentado anteriormente.
D) Incorreta. Não permite a mensuração
contínua da oximetria venosa.
E) Incorreta. Apresenta-se em modelos de quatro
vias.
Resposta do
Professor: B.
O catéter de Swan-Ganz, constitui um método rápido para obter informações diagnósticas úteis, sem o uso do Raio-X, através da avaliação das pressões nas cavidades direitas, tronco e Artéria Pulmonar (A.P.), Capilar Pulmonar (C.P.) e débito cardíaco pela termo-diluição.
Indicação:
Tem sido usado no controle da função ventricular esquerda e aplicado na prevenção e tratamento da falência cardíaca em pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (I.A.M.), no controle da sobrecarga hídrica imposta pela infusão de líquidos e transfusões em pacientes com baixa reserva cardíaca; no controle pós-operatório de doentes submetidos à cirurgia cardíaca, na determinação do D.C pela termo-diluição; na avaliação de efeitos clínicos e hemodinâmicos de drogas vasopressoras como nitroprussiato de sódio e dopamina e ainda como item importante, no diagnóstico diferencial entre algumas patologias cardíacas.
Espicificidade:
São construídos com material flexível (polyvinyl chloride), tendo diâmetro externo de 1,7 mm (5 F) e 110 cm de comprimento. Possuem uma ou dupla luz e na sua extremidade distal, situa-se um balão de latex com capacidade para 1 ml quando inflado e um termo receptor (termistor) destinado a captar as diferenças na temperatura sanguínea intracardíaca. Tem característica radiopaca e é fornecido estéril.
Pode ser de dois tipos:
- Duas vias: o catéter possui um grande lumen, que termina na ponta do cateter e é através dele que os traçados pressóricos de A.P. e C.P. são monitorizados, as amostras de sangue venoso misto são colhidas e as soluções infundidas. O outro lumen serve para inflar ou esvaziar o balão.
- Quatro vias: possui um lumen distal que fica posiciosado em A.P., com as finalidades citadas anteriormente. Outro, denominado proximal, termina mais ou menos a 30 cm da ponta, servindo para mosotorização da pressão atrial direita e infusão de líquidos (soro gelado). uma 3.ª via do termistor, faz conexão do termo-receptor com aparelho de D.C. (Débito Cardíaco). A última via é a do balão.
Gabarito: B
Fonte: https://www.scielo.br/j/reben/a/WLHGnbzKrdkwch84JNBf8nL/?lang=pt