SóProvas


ID
4876105
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – ENTREVISTA COM O FÍSICO HOWARD GELLER

O Brasil passou por um período de racionamento de energia em 2001. Isso pode se repetir? O que pode ser feito para evitar um novo racionamento?

O racionamento foi resultado da política de privatização e desregulamentação que não incentivou suficientemente a construção de novas usinas. O governo também não permitiu que o setor público investisse nessa área. Não planejou nem implementou uma política para o setor. O problema principal foi esse e não tinha uma carência de energia ou da capacidade de fornecê-la, embora o volume de chuvas tenha sido pequeno nos anos anteriores.
No futuro, o desafio será adotar uma política energética que estimule o fornecimento de energia, através de eletricidade ou de combustíveis, a um custo acessível para os consumidores e as empresas, protegendo inclusive o meio ambiente. É preciso levar em conta questões econômicas e sociais. No Brasil, há pelo menos 20 milhões de pessoas que vivem em áreas rurais das regiões Norte e Nordeste, sem acesso à eletricidade. Uma boa política expandiria o fornecimento para essa população. (Ciência Hoje, maio de 2004 - adaptado) 

“O governo também não permitiu que o setor público investisse nessa área”.

O segundo período da resposta do entrevistado desempenha o seguinte papel textual:

Alternativas
Comentários
  •  não incentivou suficientemente a construção de novas usinas. O governo também não permitiu que o setor público investisse nessa área.

    Acrescenta mais um argumento... além de não incentivar, também não permitiu que o setor público investisse na área

    GAB. E

  • RESOLVENDO QUESTÕES DA FGV EU SINTO VONTADE DE CHORAR. ERRO ATRÁS DE ERRO...

  • Responder questões da fgv não é fácil, mas sinto q estou bem melhor, ainda não acerto todas, porém tenho esperança q até o dia da prova eu acerte o suficiente pra entrar dentro do número de vagas!

    Acreditar sempre!!!

  • "O racionamento foi resultado da política de privatização e desregulamentação que não incentivou suficientemente a construção de novas usinas. O governo também não permitiu (que isso) o setor público investisse nessa área." Uma pergunta, não permitiu o que? Isso: a construção de novas usinas. Ou seja, quando ele cita o governo, é aquele tipo de pensamento que vem a cabeça, quando a pessoa tá conversando e lembra de alguma coisa e fala, foi justamente o que entrevistado fez, citou algo que veio a cabeça naquele momento. (Gab E)

  • O governo também não permitiu que o setor público investisse nessa área

    Lembre-se das conjunções aditivas: E , NEM( E NÃO), NÃO SÓ , MAS TAMBÉM, TAMBÉM, COMO TAMBÉM, NÃO SOMENTE ....

  • O termo "Também" faz uma inclusão na oração.

  • Oi pleonasmo
  • o texto fala que a culpa é da privatizações e depois fala que o setor público também não teve investimento no setor. gabarito letra E
  • GABARITO: E

    ACRESCENTOU OUTRO ARGUMENTO PARA REFORÇAR.

  • Se houve privatização, fica subentendido que o setor público não interferiu. Pelo menos foi assim que eu pensei e errei a questão marcando a letra D.

  • O governo também, ou seja, acrescentando algo a mais ao termo citado como referência de governo que foi política.

  • pensei que fosse só eu que não acertava as questões.

  • O governo também não permitiu que o setor público investisse nessa área”.

    O uso de também é como se fosse acrescimo de informações.

  • Que argumento é esse?