SóProvas


ID
4876378
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Ao meio-dia há um almoço no escritório, e são servidas comidas caseiras, com uma variedade de carnes, saladas, macarrão e patês que foram trazidos pela manhã bem cedo e deixados em temperatura ambiente. Todos se divertem, e a maior parte da comida é consumida. No meio da tarde, o único banheiro do escritório está cheio de empregados com diarreia aguda explosiva. O agente infeccioso provavelmente responsável por estes eventos é:

Alternativas
Comentários
  • O tempo de aparecimento da Diarreia aguda pode sugerir o diagnóstico, instalação abrupta sugerindo, por exemplo, a possibilidade de toxinas bacterianas, podendo ocorrer em minutos até seis horas, como as toxinas pré-formadas do S.aureus e Bacillus cereus. O Norovírus pode apresentar quadro superagudo de vômitos com diarreia aparecendo horas depois, o que ajuda a diferenciar das diarreias mediadas por toxinas. As diarreias que ocorrem entre 8 a 16 horas da ingestão sugerem quadros virais ou por Clostridium perfringens.

  • S. aureus (Enterotoxinas A-E) → intoxicação alimentar 1 a 6 horas.

    Diagnosticos Clínicos e Tratamento por Métodos Laboratoriais - Henry - 21ª Edição

  • Intoxicação alimentar, é resultante da ingestão de alimentos contendo toxinas microbianas pré-formadas. Não é necessário que os microrganismos produtores de toxinas cresçam no hospedeiro, e estes muitas vezes nem estão vivos quando o alimento contaminado é consumido; a ingestão e a atividade da toxina é o que desencadeia a doença.

    A infecção alimentar é uma infecção microbiana resultante da ingestão de alimento contaminado, contendo quantidades suficientes de patógenos viáveis capazes de promover a colonização e o crescimento do microrganismo no hospedeiro, finalmente resultando em doença.

    Microbiologia de BROCK