SóProvas


ID
4876483
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As reações emocionais e comportamentais despertadas em enfermeiros brasileiros em oncologia são semelhantes aos experenciados por pacientes e seus familiares, incluindo sentimentos de impotência, negação, raiva, culpa, pensamento mágico e sintomas depressivos. Para enfrentá-las os profissionais utilizam o coping,

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde mental.

    O coping é definido como um conjunto de esforços cognitivos e comportamentais aprendidos e desenvolvidos pelo indivíduo para o manejo de situações estressoras com o objetivo de controlar ou dominar a situação de ameaça e, assim, se adaptar ao meio e/ou à realidade (Letra A). É uma estratégia muito utilizada por profissionais de saúde que tem que lidar constantemente com sentimentos de impotência, negação, raiva, culpa, pensamento mágico e sintomas depressivos por oferecer cuidados e nem sempre a resposta do paciente ser satisfatória.
    B) Incorreto. A série de estratégias centradas na emoção, caracterizadas pela tentativa de controlar o estado emocional diante do estresse é do coping. Porém, não são reações de defesa psíquica, que tentam armar a pessoa para vencer o confronto com a realidade ameaçadora.
    C) Incorreto. Não há uma reavaliação continua de sua condição física e emocional em relação ao estado inicial de exposição ao estímulo estressor.

    D) Incorreto. As estratégias de enfrentamento não são focadas na emoção e sim esforços cognitivos e comportamentais.

    E) Incorreto. As estratégias de enfrentamento não são focadas no problema e sim esforços cognitivos e comportamentais. 




    Resposta do Professor: A.

  • Resposta: A

    O modelo de Folkman e Lazarus (1980) envolve quatro conceitos principais: (a) coping é um processo ou uma interação que se dá entre o indivíduo e o ambiente; (b) sua função é de administração da situação estressora, ao invés de controle ou domínio da mesma; (c) os processos de coping pressupõem a noção de avaliação, ou seja, como o fenômeno é percebido, interpretado e cognitivamente representado na mente do indivíduo; (d) o processo de coping constitui-se em uma mobilização de esforço, através da qual os indivíduos irão empreender esforços cognitivos e comportamentais para administrar (reduzir, minimizar ou tolerar) as demandas internas ou externas que surgem da sua interação com o ambiente