SóProvas


ID
4876891
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Hepatite D é uma doença viral aguda que pode evoluir para a forma crônica e apresentar-se como infecção assintomática, sintomática ou como formas gravíssimas que podem levar ao óbito.

Uma das orientações que o profissional de enfermagem deve dar em relação ao modo de prevenção desse tipo de hepatite é

Alternativas
Comentários
  • Quadro 1. Principais características dos vírus que causam a hepatite Agente etiológico Genoma Modo de transmissão Período de incubação Período de transmissibilidade HAV RNA Fecal-oral 15-45 dias (média de 30 dias) Desde duas semanas antes do início dos sintomas até o final da segunda semana da doença HBV DNA Sexual, parenteral, percutânea, vertical 30-180 dias (média de 60 a 90 dias) Duas a três semanas antes dos primeiros sintomas, se mantendo durante a evolução clínica da doença. O portador crônico pode transmitir o HBV durante anos HCV RNA Parenteral, percutânea, vertical, sexual 15-150 dias Uma semana antes do início dos sintomas e mantém-se enquanto o paciente apresentar HCV-RNA detectável HDV RNA Sexual, parenteral, percutânea, vertical 30-180 dias. Este período é menor na superinfecção Uma semana antes do início dos sintomas da infecção conjunta (HBV e HDV). Na superinfecção não se conhece este período HEV RNA Fecal-oral 14-60 dias (média de 42 dias) Duas semanas antes do início dos sintomas até o final da segunda semana da doença
  • É causada pelo vírus da hepatite delta, mecanismo de transmissão identicos aos da HBV,isto é transmitida via parenteral e vertical,outros liquidos organicos..