SóProvas


ID
4877905
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as assertivas abaixo sobre a constituição histórica da psicossomática, informe se é (V) verdadeiro ou (F) falso o que se afirma e assinale a alternativa correta:


( ) Há uma grande desordem conceitual, tanto na área da medicina quanto na da psicologia, quando se trata do fenômeno psique-corpo e sua relação com as doenças. Conceitos como histeria, mecanismos de conversão, somatização e psicossomatização têm sido empregados em diferentes trabalhos científicos com o mesmo significado.


( ) Helen Dunbar (1935) proveu a base fundamental para a formação dessa área, com observações sistemáticas e aplicação de uma metodologia científica, no livro intitulado Emotions and biology changes: a survey of literature on psychosomatic interrelationships: 1910-1933 [Mudanças emocionais e biológicas: uma pesquisa da literatura sobre inter-relações psicossomáticas: 1910-1933].


( ) Franz Alexander e Thomas French da Escola de Boston desenvolveram o importante conceito de alexitimia, em 1950. Para eles, os pacientes psicossomáticos eram os alexitímicos, isto é, aqueles inábeis de denominar e expressar sentimentos devido à impossibilidade de reconhecê-los.


( ) A psicologia da Gestalt de Kohler, Koffka e Wertheimer surgiu por volta de 1920- 1930, com a tese de que o organismo não poderia ser abarcado pelo estudo de suas partes isoladas, mas somente como uma totalidade autônoma, irredutível e com leis próprias.


( ) Nos anos de 1930, estudos de psicofisiologia realizados por Pavlov e Cannon tornaram-se um artefato pleno da psicossomática ao focar os mecanismos que relacionavam as variáveis psicológicas às funções corporais.


A sequência correta de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Há uma grande desordem conceitual, tanto na área da medicina quanto na da psicologia, quando se trata do fenômeno psique-corpo e sua relação com as doenças. Conceitos como histeria, mecanismos de conversão, somatização e psicossomatização têm sido empregados em diferentes trabalhos científicos com o mesmo significado.

    ( V ) Helen Dunbar (1935) proveu a base fundamental para a formação dessa área, com observações sistemáticas e aplicação de uma metodologia científica, no livro intitulado Emotions and biology changes: a survey of literature on psychosomatic interrelationships: 1910-1933 [Mudanças emocionais e biológicas: uma pesquisa da literatura sobre inter-relações psicossomáticas: 1910-1933].

    ( F ) Franz Alexander e Thomas French da Escola de Boston desenvolveram o importante conceito de alexitimia, em 1950. Para eles, os pacientes psicossomáticos eram os alexitímicos, isto é, aqueles inábeis de denominar e expressar sentimentos devido à impossibilidade de reconhecê-los.

    O conceito de alexitimia foi desenvolvido por Sifneos e Nehemiah, na década de 1970. Alexander estudou cerca de sete doenças psicossomáticas.

    ( V ) A psicologia da Gestalt de Kohler, Koffka e Wertheimer surgiu por volta de 1920- 1930, com a tese de que o organismo não poderia ser abarcado pelo estudo de suas partes isoladas, mas somente como uma totalidade autônoma, irredutível e com leis próprias.

    ( V ) Nos anos de 1930, estudos de psicofisiologia realizados por Pavlov e Cannon tornaram-se um artefato pleno da psicossomática ao focar os mecanismos que relacionavam as variáveis psicológicas às funções corporais.