A comutação de pacotes é a técnica que envia uma mensagem de dados dividida em pequenas unidades chamadas de pacotes. Ela não exige o prévio estabelecimento de um caminho físico para a transmissão dos pacotes de dados. Os pacotes podem ser transmitidos por diferentes caminhos e chegar fora da ordem em que foram transmitidos. Por esse motivo, a comutação de pacotes é mais tolerante a falhas em relação a comutação de circuitos, pois os pacotes podem percorrer caminhos alternativos até o destino de forma a contornar os equipamentos de comutação inativos.
A Comutação por Circuito: todo o caminho sendo reservado por uma única conexão, evitando ocorrer congestionamento no decorrer da ligação. Porém, temo o desperdício, pois todo o canal fica reservado a única só conexão.
Comutação de circuitos: é necessário estabelecer um caminho ponta a ponta, antes que qualquer dado possa ser enviado. A reserva de largura de banda é fixa. É baseado no sistema telefone.
Comutação de pacotes
- Os pacotes são enviados assim que estão disponíveis.
- Não é preciso estabelecer um caminho dedicado com antecedência.
- Os pacotes podem seguir caminhos distintos, e devido a isso podem chegar fora de ordem.
- A reserva de largura de banda é dinâmica.
- É baseado no sistema postal também conhecido como datagramas
ATM
- Tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade e baixo atraso usada para interligar redes locais, metropolitanas e de longa distância.
- É uma camada de enlace baseada na transmissão de células de informação de tamanho fixo;
- É uma tecnologia orientada à conexão.
- Cada célula possui 53 bytes de extensão;
Alternativa: A