SóProvas


ID
4879102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando as funções do BCB, julgue o item abaixo.


O Banco do Brasil é a única instituição custodiante de numerário contratada pelo BCB para a atividade de provimento de meio circulante.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

  • Após a fabricação as notas e moedas seguem para o Banco Central de onde são encaminhadas ao Banco do Brasil, que é contratado para distribuir o dinheiro entre os demais bancos. Por esse trabalho, fiscalizado pelo Banco Central, o distribuidor é chamado de custodiante. 

    O Banco do Brasil ajuda o Banco Central também no serviço de recolhimento de notas e eventualmente moedas em mau estado ou suspeitas de falsificação. É importante saber o que fazer com notas e moedas inadequadas à circulação.

  • O Banco Central do Brasil é responsável pelo gerenciamento do processo do numerário.

    Este processo se inicia pela aquisição e retirada do dinheiro da Casa da Moeda, sendo posteriormente armazenado nas representações do Banco Central e distribuído ao único custodiante (suprimento), o Banco do Brasil.

    FONTE:

  • O Banco Central do Brasil é responsável pelo gerenciamento do processo do numerário.

    Este processo se inicia pela aquisição e retirada do dinheiro da Casa da Moeda, sendo posteriormente armazenado nas representações do Banco Central e distribuído ao único custodiante (suprimento), o Banco do Brasil.

    FONTE:

  • Provimento do meio circulante compreende as atividades de aquisição de cédulas e moedas, além de sua retirada da CMB e da organização da logística de sua distribuição para as Gerências Técnicas e para a instituição custodiante Banco do Brasil S.A., em praças selecionadas.

  • ----- PAPEL MOEDA -----

    AUTORIZAR: CMN

    FABRICAR: CASA DA MOEDA

    EMITIR: BACEN

    DISTRIBUIR: BACEN----> BB = PROVIMENTO DO MEIO CIRCULANTE

  • CORRETO!

    Como é feito o procedimento?

    O processo numerário é aquele encarregado por toda a produção, normatização, fiscalização, captação, armazenamento e distribuição do dinheiro de um país.

    Gerenciado pelo Banco Central do Brasil, ele é o responsável por orientar cada etapa produtiva desde o princípio, até que o dinheiro chegue às mãos dos cidadãos. 

    Iniciado pela obtenção e retirada do dinheiro na Casa da Moeda, o processo tem continuidade diante do armazenamento nas dependências do Banco Central, onde é direcionado à uma das poucas instituições cadastradas, o Banco do Brasil.

    A partir daí, acontece a distribuição entre a agências bancárias comerciais que permitem os saques e depósitos, além de selecionar aquele montante que não está mais apto para circulação, e o devolve para o Banco Central que deve liquidar toda a quantia.

    Por sua vez, o Banco Central supervisiona o custodiante diante das fiscalizações diretas nas agências, além de promover reuniões entre bancos, clubes de diretores lojistas e associações comerciais, bem como, ministrar palestras sobre a conservação das cédulas e reconhecimento do dinheiro legítimo.

    Esta supervisão é feita utilizando a base de dados do sistema gerenciador do meio circulante dos fluxos numerários e demandas dos bancos comerciais, destinados ao atendimento ao público geral.

  • CMN NÃO MAIS AUTORIZA EMISSÃO DE PAPEL-MOEDA.