SóProvas


ID
4879129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito dos Acordos de Basileia, julgue o próximo item.


O Brasil, em 2011, implementou integralmente o Acordo de Basileia III, diferentemente da adoção do Acordo de Basileia II, que seguiu um processo gradual.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

  • O Acordo de Basileia III entrou efetivamente em vigor no Brasil em 1º de outubro de 2013. A data marca o início de uma longa fase de transição para os novos padrões prudenciais fixados pelo Comitê de Basileia, fase esta que deve ser concluída integralmente somente em 2022.

  • Nossa Victor, muito obrigada por sua ajuda, sem seus comentários na questões eu não estaria conseguindo resolver nada, obrigada mesmo.

  • O Brasil, em 2011, implementou integralmente o Acordo de Basileia III, diferentemente da adoção do Acordo de Basileia II, que seguiu um processo gradual.

  • ERRADO.

    Acordo de Basileia III entrou efetivamente em vigor no Brasil em 1º de outubro de 2013. A data marca o início de uma longa fase de transição para os novos padrões prudenciais fixados pelo Comitê de Basileia, fase esta que deve ser concluída integralmente somente em 2022.

  • Importante destacar os OBJETIVOS do BASILEIA III.

    Resposta regulatória global à crise internacional de 2007/2008. Principais inovações:

    • Elevação da qualidade e quantidade do capital regulatório
    • Aperfeiçoamento dos fatores para a ponderação de ativos pelo risco
    • ​Introdução dos buffers (colchões) de capital para conservação e contracíclico
    • ​Novos requerimentos de liquidez e alavancagem
    • Requisitos prudenciais para as instituições sistêmicas

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/recomendacoesbasileia

  • Gabarito: ERRADO

    O acordo de Basileia é feito pelo fórum internacional (Basel Committee on Banking Supervision – BCBS) para discussão e formulação de recomendações para uma estabilidade financeira internacional. Existem 3 acordos e são eles:

    Acordo de Basileia I (1988) - Esse estabeleceu recomendações para as exigências mínimas de capital para instituições financeiras internacionalmente ativas para fins de mitigação do risco de crédito.

    Acordo de Basileia II (2004) - Estabeleceu 3 pilares para auxiliar no risco de crédito:

    Pilar 1: critérios para o cálculo dos requerimentos mínimos de capital (riscos de crédito, mercado e operacional); 

    Pilar 2: princípios de supervisão para a revisão de processos internos de avaliação da adequação de capital, de forma a incentivar a aplicação, pelos próprios supervisionados, de melhores práticas de gerenciamento de riscos por meio do seu monitoramento e mitigação. 

    Pilar 3: incentivo à disciplina de mercado por meio de requerimentos de divulgação ampla de informações relacionadas aos riscos assumidos pelas instituições.

    Acordo de Basileia III (2010) - Foi divulgado em 2010, mas só entrou em vigor em 2013 no Brasil, como resposta a crise internacional de 2007/2008 em que deu novas recomendações com o objetivo de fortalecimento da capacidade das instituições financeiras absorverem choques provenientes do próprio sistema financeiro ou dos demais setores da economia, reduzindo o risco de propagação de crises financeiras para a economia real, bem como eventual efeito dominó no sistema financeiro em virtude de seu agravamento.​

  • O arcabouço das recomendações conhecidas como “Basileia III” é a resposta à crise financeira internacional de 2007/2008. Divulgado pelo Comitê de Basileia a partir de 2010, as novas recomendações têm como objetivo o fortalecimento da capacidade de as instituições financeiras absorverem choques provenientes do próprio sistema financeiro ou dos demais setores da economia, reduzindo o risco de propagação de crises financeiras para a economia real, bem como eventual efeito dominó no sistema financeiro em virtude de seu agravamento.​

  • uso o qc com efetividade para: resolver questões e observar o comportamento do ser humano XD