SóProvas


ID
4879210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A respeito de atos de comunicação, julgue o item seguinte.


Quando uma correspondência é dirigida a autoridade religiosa, o ato de comunicação adequado é o memorando e o tratamento correto é Vossa Magnificência.

Alternativas
Comentários
  • MEMORANDO É COMUNICAÇÃO INTERNA ENTRE UNIDADES DE UM MESMO ÓRGÃO

    MAGNIFICÊNCIA É PRONOME DE TRATAMENTO PARA REITORES DE UNIVERSIDADE

  • Questão desatualizada, não são mais usados esses tipos de vocativos, apenas o vocativo "senhor (a)".

  • Caro colega Diego Rabelo, discordo do seu comentário. Creio que o termo senhor será utilizado apenas entre membros do poder executivo. Caso um Ministro de Estado (poder executivo) redija um ofício para um membro do legislativo, o uso do termo Vossa Excelência ainda se faz presente.

  • GABARITO ERRADO

    Ofício - usado para comunicação externa;

    Mensagem - usado para que CHEFES dos poderes se comuniquem;

    Memorando - usado para comunicação interna;

    Aviso - usado entre os Ministros de Estado e autoridades de mesma hierarquia;

    Expediente do tipo exposição de motivos - dirigido ao Presidente da República ou ao Vice Presidente;

    Requerimento - instrumento pelo qual o interessado requer a uma autoridade administrativa um direito do qual se julga detentor;

    Correio Eletrônico - não possui formalidades de formatação. 

    bons estudos

  • No dia 11 de abril de 2019, o Presidente da República assinou o que proibiu, no serviço público federal, o uso de vários pronomes de tratamento em comunicados, textos oficiais ou atos cerimoniais públicos. Conforme o documento, somente poderá ser utilizada, entre os agentes públicos, a forma de tratamento “senhor” ou “senhora”, tanto nas comunicações escritas quando nas orais, independentemente do nível hierárquico.

    Essa terceira edição elimina, portanto, o tratamento mediante as formas Vossa Magnificência, Vossa Santidade, Vossa Eminência/Vossa Eminência Reverendíssima e Vossa Excelência Reverendíssima – todas elas previstas na segunda edição do MRPR (de 2002).

    Ainda na terceira edição do MRPR (2018), lemos que quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo Prezado Senhor ou Prezada Senhora.

    Nas duas edições do MRPR (de 2002 e de 2018), está abolido o uso de Digníssimo e de Ilustríssimo. Também é indicado evitar o uso de “doutorindiscriminadamente.

    _______________________________________________________________

  • DECRETO 9758

    Dispõe sobre a forma de tratamento e de endereçamento nas comunicações com agentes públicos da administração pública federal.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso VI, alínea “a”, da Constituição, DECRETA:

    Objeto e âmbito de aplicação

    Art. 1º Este Decreto dispõe sobre a forma de tratamento empregada na comunicação, oral ou escrita, com agentes públicos da administração pública federal direta e indireta, e sobre a forma de endereçamento de comunicações escritas a eles dirigidas.

    § 1º O disposto neste Decreto aplica-se às cerimônias das quais o agente público federal participe.

    § 2º Aplica-se o disposto neste Decreto:

    § 3º Este Decreto não se aplica:

    Pronome de tratamento adequado

    Art. 2º O único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é “senhor”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.

    Parágrafo único.  O pronome de tratamento é flexionado para o feminino e para o plural.

    Formas de tratamento vedadas

    Art. 3º É vedado na comunicação com agentes públicos federais o uso das formas de tratamento, ainda que abreviadas:

    § 1º O agente público federal que exigir o uso dos pronomes de tratamento de que trata o caput, mediante invocação de normas especiais referentes ao cargo ou carreira, deverá tratar o interlocutor do mesmo modo.

    § 2º É vedado negar a realização de ato administrativo ou admoestar o interlocutor nos autos do expediente caso haja erro na forma de tratamento empregada.

  • Gabarito, Errado.

    > Memorando ERA uma comunicação interna usada entre unidades de um mesmo órgão. Aviso, ofício e memorando foram correspondências substituídas pelo Padrão ofício. (MRPR 3.ª edição)

    > Vossa Magnificência é pronome de tratamento direcionado a reitores de Universidades.

  • o termo memorando não se usa mais. agora é padrão ofício
  • galera questão desatualizada, notifiquem o erro