SóProvas


ID
4879828
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

MPLS (Multiprotocol Label Switching) é um framework definido pelo IETF (Internet Engineering Task Force), que proporciona o encaminhamento e a comutação eficientes de fluxos de tráfegos através da rede. O cabeçalho MPLS genérico tem 4 bytes de extensão e 4 campos, sendo o mais importante o Rótulo, que mantém o índice. Tendo por foco a arquitetura de rede, o MPLS está localizado entre as seguintes camadas/protocolos:

Alternativas
Comentários
  • Em redes de computadores, o Point-to-Point Protocol, em português Protocolo ponto-a-ponto é um protocolo de enlace de dados usado para estabelecer uma conexão direta entre dois nós. Ele pode fornecer autenticação de conexão, criptografia de transmissão e compressão.

    Protocolo de Internet é um protocolo de comunicação usado entre todas as máquinas em rede para encaminhamento dos dados. Tanto no Modelo TCP/IP, quanto no Modelo OSI, o importante protocolo da internet IP está na camada intitulada camada de rede

  • Rótulos de comutação e MPLS

    - É um serviço de rede orientado a conexões.

    - O MPLS acrescenta um rótulo na frente de cada pacote, e o encaminhamento é baseado no rótulo, em vez do endereço de destino.

    - O MPLS fica entre o protocolo da camada de rede IP e o protocolo da camada de enlace PPP. Ela não é um protocolo da camada 3, e também não é um protocolo da camada 2, e por isso é conhecida por protocolo de camada 2,5;

    Alternativa: E

  • O MPLS fica entre o protocolo da camada de rede IP e o protocolo da camada de enlace PPP. Ela não é realmente um protocolo da camada 3, pois depende do IP ou de outros endereços da camada de rede para estabelecer caminhos por rótulo. Ela também não é realmente um protocolo da camada 2, pois encaminha pacotes por vários hops, e não por um único enlace. Por esse motivo, o MPLS às vezes é descrito como um protocolo da camada 2,5. Ela é uma ilustração de que os protocolos reais nem sempre se encaixam bem em nosso modelo de protocolos em camadas.

    FCC do Tanenbaum

    GAB E.