GABARITO: LETRA A
Escalas gráficas:
É um método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Os fatores de avaliação são os critérios relevantes ou parâmetros básicos para avaliar o desempenho dos funcionários.
O primeiro passo é a escolha e a definição dos fatores de avaliação do desempenho que servirão como o instrumento de aferição e comparação dos funcionários envolvidos. Os fatores de avaliação são comportamentos e atitudes selecionados e valorizados pela organização. Assim, os funcionários que mais os ostentam são aqueles que desempenham melhor as suas atividades, não importando exatamente qual cargo ocupem. Assim, se uma organização escolhe o conhecimento do cargo como um fator de avaliação, ela está sinalizando a todos os funcionários a importância e o realce que dá a esse aspecto.
Prós e Contras: avaliação do desempenho por escalas gráficas:
Prós
•» Facilidade de planejamento e construção do instrumento de avaliação.
•» Simplicidade e facilidade de compreensão e utilização.
•» Visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos.
•» Facilidade na comparação dos resultados de vários funcionários.
•» Proporciona fácil retroação de dados ao avaliado.
Contras
•» Superficialidade e subjetividade na avaliação do desempenho
•» Produz efeito de generalização (hallo efect): se o avaliado recebe "bom" em um fator, provavelmente
receberá "bom" em todos os demais fatores.
•» Categorização e homogeneização das características individuais.
•» Limitação dos fatores de avaliação: funciona como um sistema fechado.
•» Rigidez e reducionismo no processo de avaliação.
•» Nenhuma participação ativa do funcionário avaliado.
•» Avalia apenas o desempenho passado.
FONTE: Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.
O método tradicional de avaliação em que o avaliador procura situar o desempenho da pessoa em uma tabela de dupla entrada (eixo vertical - fatores de avaliação e eixo horizontal - graus de medição do desempenho em cada um desses fatores) é o chamado Escalas Gráficas. Dessa forma, nosso gabarito é a alternativa A.
Vamos aproveitar a questão para revisar os demais métodos de avaliação de desempenho:
Alternativa B: Incidentes críticos consistem no método de avaliação de desempenho que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucessos) ou altamente negativos (fracasso).
Alternativa C: O método de avaliação comparativo (comparação por pares ou ainda comparação binária), de acordo com Ribas (2013), é considerada o método mais simples, e também o mais rudimentar. Consiste em comparar dois a dois empregados de cada vez, anotando, na coluna da direita, aquele que é considerado melhor, quanto ao desempenho.
Alternativa D: O método de escolha forçada consiste em avaliar o desempenho por meio de blocos de frases descritivas que focalizam certos aspectos do comportamento. Em cada bloco, existem de duas, três ou quatro frases e cabe ao avaliador escolher a frase que melhor descreve o desempenho do avaliado. Ou então, escolhe duas frases: a que melhor representa o desempenho do avaliado e a frase que mais se distancia do desempenho do avaliado.
Alternativa E: A lista de verificação é um método tradicional de avaliação de desempenho em que a avaliação é feita baseada em uma relação de fatores de avaliação a respeito de cada funcionário. Cada um dos fatores recebe uma avaliação quantitativa. Na prática, é uma simplificação do método das escalas gráficas com uma abordagem quantitativa.
Gabarito: A