SóProvas


ID
4880392
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O uso social da escrita nos levou a uma tal ordem de ingerência dos documentos na existência humana, que nos impôs a necessidade do estabelecimento de punições para inibir suas falsificações. No contexto dos documentos públicos, considerados inerentemente verdadeiros, essa responsabilidade é alcançada pela

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E)

    Apesar de discordar :')

  • Não entendi nada desta questão, o que tem a ver imparcialidade????

  • Achei que seria a alternativa C pois diz: ''que nos impôs a necessidade do estabelecimento de punições para inibir suas falsificações''.

  • Errando, aprendendo e comentando

    Entendi que:

    A imparcialidade dos documentos refere-se à capacidade dos documentos de refletirem fielmente as ações do seu produtor. O autor enfatiza a verdade administrativa do documento e não a verdade do seu conteúdo.

    Autenticidade diz que o documento é autêntico, mas o seu conteúdo não necessariamente é verdadeiro.

    Participe do canal dos Concurseiros_BRAZIL no Telegram. link abaixo

    https://t.me/Concurseiros_Brazil

  • Resolução: a característica da imparcialidade dita que os documentos arquivísticos são criados com o objetivo de registrar as atividades institucionais para que elas possam ser desenvolvidas. Não há nenhum outro interesse por trás e isso é um indício de que o documento é composto de veracidade.

    Resposta: E

  • Imparcialidade - Jenkinson foi quem a definiu. Sua perspectiva é dos arquivos produzidos por entidades da administração pública ou privada O conceito de Imparcialidade sugere que o documento nasce por uma imposição da natureza das atividades de uma instituição, e não porque houve uma escolha de ter-se um documento para essa ou aquela finalidade.

    A imparcialidade dos documentos refere-se à capacidade dos documentos de refletirem fielmente as ações do seu produtor. O autor enfatiza a verdade administrativa do documento e não a verdade do seu conteúdo.

    O motivo da criação de um documento, independentemente do seu conteúdo ser ou não, suponhamos, uma fraude, seria legítimo no que se refere à sua relação com as atividades da entidade que o criou.

    Conclui-se que a Imparcialidade dos documentos está intrinsecamente relacionada à Organicidade do arquivo. A boa Oganicidade promove os seus subconjuntos de documentos a espelhos fieis às atividades e promove, o arquivo como um todo, a espelho da missão realizada pelo produtor do arquivo.

  • Quanto mais resolvo questões da FGV, mais desmotivado vou ficando.

  • Os depoimentos sobre torturas efetivadas pelos agentes do Estado quase sempre são vítimas de desqualificação ou desconfiança, sob os argumentos de serem “mentiras”. Fugindo dessa situação e buscando uma “verdade”, alguns segmentos da sociedade civil têm feito uso dos documentos produzidos por esses agentes. Essa presunção de verdade é uma consequência do(a):

    imparcialidade dos documentos.

  • Imparcialidade: os documentos são inerentemente verdadeiros. [...] As razões de sua produção (para desenvolver atividades) e as circunstâncias de sua criação (rotinas processuais) asseguram o caráter de prova e de fidedignidade aos fatos e ações.

    Questão do cespe parecida:

    Q206636 - EBC 2011

    A característica de imparcialidade dos documentos de arquivo está no fato de que eles são inerentemente verdadeiros, livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais são usados hoje. (gab: certo)

  • Gab. E

    Imparcialidade verdade, ser imparcial, não pender para um lado nem para o outro

    Autenticidade diz que o documento é autêntico, feito nas formas previstas.