SóProvas


ID
4880527
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito do valor justo, avalie as afirmativas a seguir:


I. O valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos.

II. O valor justo contraria o Princípio do Registro pelo Valor Original preconizado na Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 1.282/10.

III. De acordo com a Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações), os itens do ativo imobilizado devem ser mensurados pelo valor justo.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Lei 6404

    V - os direitos classificados no imobilizado, pelo custo de aquisição, deduzido do saldo da respectiva conta de depreciação, amortização ou exaustão;

  • Diferenças entre custo corrente, valor realizável e valor justo:

    Custo corrente: valor na data das demonstrações contábeis. Palavra-chave: fim de exercício

    Valor realizável: valor específico para a entidade. Palavra-chave: de forma ordenada

    Valor justo: valor de mercado "geral". Palavra-chave: Sem favorecimentos

    GABARITO A

  • O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

    Art. 7º. O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

    § 1º. As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas:

    I – Custo histórico. Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações; e

    II – Variação do custo histórico. Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:

    (...)

    d) Valor justo. É o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos; e (...)

    CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ATIVO

    Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

    V - os direitos classificados no imobilizado, PELO CUSTO DE AQUISIÇÃO, deduzido do saldo da respectiva conta de depreciação, amortização ou exaustão;