-
Motivo da rixa: O amor de uma mulher!
-
ADELAIDE O NOME DELA
Marechal Deodoro não era republicano. Havia mesmo escrito, poucos dias antes, a um de seus sobrinhos, o General Clodoaldo que “República no Brasil e desgraça completa são a mesma coisa”.
De má fé, os traidores disseram ao Marechal que o Visconde de Ouro Preto seria substituído por Silveira Martins. Sabiam da inimizade entre os dois. Deodoro não havia perdoado seu antigo rival na disputa pelos favores da Viúva Adelaide.
Tresloucado, como sempre ficava quando se lembrava de sua antiga paixão, Deodoro disse textualmente: “Deixe-me assinar esta porcaria”.
Colocou sua assinatura no documento e pronto: havia se tornado um traidor. Era o primeiro decreto de um governo provisório constituído sem a aprovação do povo. Não representava coisa alguma. Nada além do oportunismo golpista.
https://monarquiaconstitucional.jusbrasil.com.br/artigos/393200917/a-verdadeira-causa-da-pseudo-proclamacao-da-republica-chama-se-adelaide
-
D. da Fonseca "Queria acompanhar o caixão do imperador, que está velho e a quem respeito muito" Livro 1889 - Laurentino Gomes
-
Esse vídeo demonstra perfeitamente o contexto da questão.
→ https://www.youtube.com/watch?v=t-rpF9eLi34
Questão linda, achei que nunca iria utilizar esse conhecimento kakka
-
quantas ADEALIDES existem por aí rs
-
A proclamação da República foi um golpe, de fato. Porém, melhor uma república na qual, hoje, o povo escolhe seus governantes a um poder absolutista de um monarca que estava no trono devido seu " sangue azul" e só seria substituído por alguém da mesma linhagem, independente da vontade popular.
Gab: A
-
Excelente questão!
-
Adelaide o nome do problema. "aquele sorriso, aquele maldito sorriso"