SóProvas


ID
4885165
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tragédia anunciada


A ninguém terá espantado, decerto, a alta da violência no Rio de Janeiro neste 2017. A resignação com que se encara o fato dá medida do descalabro no Estado. Foram registradas, segundo o Instituto Fluminense de Segurança Pública, 3.457 mortes violentas de janeiro a junho, 15% acima do verificado no período correspondente de 2016. Trata-se do pior primeiro semestre desde 2009 (3.893).

Os danos à população fluminense não se limitam à segurança pública. A expansão irresponsável dos gastos públicos – amparada em uma alta efêmera das receitas do petróleo – levou o Rio a uma calamitosa situação financeira que comprometeu outros serviços básicos, como saúde e educação. Com o colapso das forças policiais, privadas de recursos de custeio e com salários em atraso, interromperam-se os bons resultados obtidos pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) na redução dos homicídios ao longo de quase uma década.

Restou ao governo federal, diante desse quadro, autorizar o envio das Forças Armadas ao Estado; comenta-se que a operação possa ser estendida até o final de 2018. Embora de fato necessária neste momento, a medida não passa de um paliativo; basta a saída dos militares para que os criminosos voltem a atacar. A longo prazo, a eficácia de qualquer política mais efetiva de segurança pública dependerá de um ambiente de maior normalidade orçamentária.

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/shtml. Adaptado. Acesso em: 05/08/2017.)

Esse texto é parte de um editorial, gênero jornalístico, predominantemente opinativo. A respeito desse gênero textual, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Apesar do gabarito ser C eu não concordo!!!!

  • Argumentativo? Desde quando texto jornalístico quer te convencer de algo???

  • Resposta: alternativa c

    O texto realmente não tem natureza argumentativa, porém a questão pede para marcar a alternativa acerca do gênero editorial. Este, sim, tem natureza argumentativa, como define a questão:

    É um gênero discursivo que tem a finalidade de manifestar a opinião de um jornal (ou algum órgão de imprensa) sobre acontecimento importante, geralmente polêmico, no cenário nacional ou internacional (IDIB 2018 Q1628386).

  • O pessoal está comentando que não se trata de texto argumentativo. Corrijam-me se eu estiver equivocado, mas este trecho não é argumentativo: "a medida não passa de um paliativo; basta a saída dos militares para que os criminosos voltem a atacar"??

    Ao meu ver, o autor está transcrevendo uma ideia pessoal, na sua opinião a medida é meramente paliativa. Isso não é um fato, é o que ele acha.

    Ao fazer isso (essa afirmação), o texto não se torna argumentativo???

  • Muita gente confunde o Editorial e o Artigo de Opinião e, basicamente, a diferença reside no fato que um expressa opinião do meio de comunicação ao qual se vincula e o outro é opinião pessoal.

    No texto da questão é visível que existe a opinião, mas não é assinado por ninguém, logo a assinatura recai sobre o veículo de informação.

  • O texto pede para falar sobre o gênero textual EDITORIAL.

    Dá a entender que é para falar sobre o gênero textual JORNALÍSTICO

    Um editorial é um artigo que apresenta a opinião de um grupo sobre determinada questão; por causa disso, ele normalmente não é assinado. ... Essencialmente, um editorial é um texto de opinião que apresenta o posicionamento da empresa jornalística - revelada, em linhas gerais, nos manuais de redação ou cartas de princípios.

    "Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo."

    O que diferencia o dissertativo-argumentativo de outros tipos textuais é, justamente, sua finalidade: apresentar ideias, argumentos sólidos, a fim de defender um ponto de vista e convencer o leitor.

  • O texto é dissertativo!

    Complementação para compreender melhor:

    1-DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

    Nessa modalidade, a intenção é persuadir o leitor, convencê-lo de sua tese (ideia central) a partir de coerente argumentação, exemplos, fatos.

    EX: O desemprego continua sendo preocupante....

    A segurança publica é um problema...

    2-DISSERTATIVO EXPOSITIVO

    É a exposição de ideias, teorias, conceitos sem necessariamente tentar convencer o leitor.

    Ex: A ONU expediu relátorio sobre.....

    O cientista fulano de tal comprovou benefícios das células tronco...