GABARITO: LETRA B
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
FUNCIONAL: É a mais conhecida e utilizada forma nas organizações, sejam elas públicas ou privadas. As pessoas são agrupadas de acordo com a semelhança das atividades, das habilidades e dos recursos disponíveis para as funções ou especialidades das empresas
PRODUTO: Os departamentos são divididos por tipo de produto ou serviço. Este sistema é escolhido pelas instituições quando os produtos e serviços oferecidos são muito diferentes uns dos outros e demandam uma atuação muito específica
CLIENTE: Neste tipo de departamentalização, o cliente é que é enfatizado. Quando a organização detém clientes com necessidades muito específicas, este modelo pode ser escolhido. Uma divisão muito comum é entre clientes pessoa física (indivíduos) e clientes pessoa jurídica (empresas).
GEOGRÁFICA: A gestão da empresa, nestes casos, pode ser maximizada com uma departamentalização geográfica (ou territorial).
PROCESSO: Os departamentos são agrupados em torno dos seus processos-chave. De acordo com Chiavenato, este tipo de departamentalização é mais utilizado nos níveis mais baixos da hierarquia, relacionados com as áreas de produção e logística.
PROJETOS: Essa departamentalização pode ser feita em empresas que focam suas atividades em alguns projetos de grande porte e com longa duração. Não deixa de ser um tipo de departamentalização temporário, pois cada projeto tem um prazo para ser finalizado.
FONTE: QC
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre alguns tipos de departamentalização. Analisemos cada alternativa em busca e assinalemos a que estiver de acordo com o que é ensinado na administração geral. Vamos lá.
A - INCORRETA. por cliente, funcional, histórica, por estrutura, por especialização.
B - CORRETA. funcional, por produto, geográfica, por processo, por cliente.
A departamentalização por função fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças.
A departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento.
Departamentalização geográfica é aquela que envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica.
A departamentalização por processos é aquela em que a diferenciação e o agrupamento ocorrem pela sequência do processo de produção. Neste critério, cada setor da organização é dono de um macroprocesso, e cada fase/etapa desse macroprocesso está aos cuidados de uma unidade integrante desse setor.
A departamentalização por clientes envolve, segundo Chiavenato, a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho e executado.
C - INCORRETA. ocupacional, por cliente, por processo, por estrutura, histórica.
D - INCORRETA. por produto, por cliente, geográfica, por especialização, ocupacional.
Visto isso, concluímos que a alternativa que apresenta apenas tipos de departamentalização é a letra "B".
GABARITO: B
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.