A questão cobrou conhecimento sobre a departamentalização funcional:
O QUE É UMA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES?
"É aquela que consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa". (Fonte: Chiavenato, 2014).
VANTAGENS:
▪ "Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.
▪ Plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, pois se baseia no princípio da especialização ocupacional.
▪ Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.
▪ Orienta as pessoas para uma atividade específica, concentrando sua competência de maneira eficaz, e simplifica o treinamento do pessoal.
▪ É indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
▪ É aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.
▪ Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização".
DESVANTAGENS:
▪ "Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos em virtude da ênfase nas especialidades.
▪ É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
▪ Dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas, pois a sua abordagem introvertida não percebe nem visualiza o que acontece fora da organização ou de cada departamento.
▪ Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa".
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014. (pág. 212)
ANALISANDO OS ITENS:
(V) "É a organização feita na base das funções que requerem atividades similares e são agrupadas e identificadas de acordo com alguma classificação funcional".
➡ É a essência desse tipo de agrupamento.
(F) "A departamentalização funcional visa suprimir a especialização das funções de modo que estabeleça carreira para os especialistas".
➡ Na verdade, visa agrupá-los e não suprimi-los. Cada especialista terá orientação para atividades específicas.
(V) "Favorece a convergência e a ação conjunta de especialistas em uma determinada atividade".
➡ Agrupa os especialistas sob uma única chefia.
(F) Apresenta como vantagem o êxito nas comunicações interdepartamentais, uma vez que elimina as fronteiras internas.
➡ Na verdade, essa é uma desvantagem. Há tendência de isolamento do departamento e há tendência de criação de barreiras de comunicação entre diferentes departamentos.
Portanto, a sequência correta é V, F, V e F.
GABARITO: LETRA C
GABARITO: LETRA C
FUNCIONAL: Este tipo de estrutura é fundamentado no trabalho de Taylor sobre supervisão funcional, em que ele dividiu o processo de produção em dois níveis: estudos ou planos e execução ou contramestre. Ou seja, separou o planejamento da execução.
A autoridade é funcional ou dividida, que é relativa e baseada na especialização. Assim, cada operário da linha de produção se reporta a diversos supervisores, cada um relacionado a uma especialidade. É uma autoridade do conhecimento. Nada tem de hierárquica, linear ou de comando.
As suas características são:
- Há linhas diretas de comunicação, sem necessidade de intermediação;
- Descentralização das decisões, que são delegadas aos órgãos ou cargos especializados;
- Ênfase na especialização, em todos os níveis da organização. Cada órgão ou cargo contribui com sua especialidade e as responsabilidades são delimitadas de acordo com as especializações.
VANTAGENS
- Proporciona o máximo de especialização;
- Permite melhor supervisão técnica;
- Desenvolve comunicações diretas e sem intermediações;
- Separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução.
DESVANTAGENS
- Dilui e perde autoridade de comando;
- Subordinação múltipla;
- Tendência à concorrência entre os especialistas;
- Confusão quanto aos objetivos, já que há subordinação múltipla.
FONTE: MEUS RESUMOS.
( V ) É a organização feita na base das funções que requerem atividades similares e são agrupadas e identificadas de acordo com alguma classificação funcional. MOTIVO = atividades similares - pois as empresas que aderem a esta estrutura tem PEQUENA DIVERSIDADE DE PRODUTOS.
( F ) A departamentalização funcional visa suprimir a especialização das funções de modo que estabeleça carreira para os especialistas. MOTIVO = suprimir ( extinguir, eliminar, cancelar ), não visa suprimir e sim visa a especialização.
( V ) Favorece a convergência e a ação conjunta de especialistas em uma determinada atividade. MOTIVO = Como são empresas com baixa diversidade de produtos realmente favorece a ação conjunta dos especialistas em uma determinada atividade.
( F ) Apresenta como vantagem o êxito nas comunicações interdepartamentais, uma vez que elimina as fronteiras internas. MOTIVO = Os departamentos são separados por especialistas ( RH ; FINANCEIRO; MARKETING; VENDAS ; DENTRE OUTROS ).