SóProvas


ID
4885726
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n.º 10.520/2002 dispõe sobre a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns. NÃO é ação vedada nessa modalidade:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    A questão pede o que É PERMITIDO pela Lei n.º 10.520/2002.

    A) Assegurar a garantia de proposta. ERRADA. Art. 5º É vedada a exigência de: I - garantia de proposta;

    B) Adquirir bens e serviços comuns. CORRETA. Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    C) Instituir pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso. ERRADA. Art. 5º É vedada a exigência de: III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

    D) Estabelecer a aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame. ERRADA. Art. 5º É vedada a exigência de: II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame;

  • A questão exige o conhecimento da licitação, especialmente no que tange ao pregão, que é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns para a Administração Pública.

    Conforme o art. 1º e seu parágrafo único, o pregão deve ser usado para a aquisição de bens e serviços comuns, que são aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade podem ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. Além disso, a lei nº 10.520/02 não delimita qualquer valor para a utilização do pregão. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

    O ponto central da questão busca saber o que não é vedado pelo pregão; ou seja, o que é permitido.

    Vamos às alternativas:

    ALTERNATIVA A: INCORRETA. Art. 5º, I, lei nº 10.520/02: é vedada a exigência de: garantia de proposta.

    ALTERNATIVA B: CORRETA. Art. 1º lei nº 10.520/02: para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta lei.

    ALTERNATIVA C: INCORRETA. Art. 5º, I, lei nº 10.520/02: é vedada a exigência de: pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

    ALTERNATIVA D: INCORRETA. Art. 5º, I, lei nº 10.520/02: é vedada a exigência de: aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.

    GABARITO: B

  • A resposta tá no enunciado rs

  • GAB: B

    > A questão quer a única possibilidade entre as alternativas que não é vedada na lei.

    Lei 10.520

    Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

    Art. 5º É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta; Alternativa A

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; Alternativa D

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso. Alternativa C

  • Essa questão foi do tipo: Qual a cor do cavalo branco do Napoleão?

  • Qualidade...