Essa questão remonta o contexto histórico dos Planos de Educação no Brasil
A. Incorreta. O primeiro Plano Nacional de Educação (PNE) com força de lei, proposto pelo Poder Executivo e discutido e aprovado pelo Congresso Nacional, foi o PNE 2014-2024, aprovado por meio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Esse não foi, historicamente, o primeiro plano nacional de educação.
B. Incorreta. Os grandes planos governamentais de caráter nacional elaborados no período de 1930 a 1980 não englobaram a educação e, por isso, essa área teve grandes avanços, sobretudo no tocante à expansão das oportunidades educacionais e melhoria do padrão de qualidade. Sem condições, obtivemos pouquíssimo avanços durante o período de ditadura militar.
C. Incorreta. Durante os governos militares, o protagonismo do planejamento educacional foi fortalecido no âmbito do MEC e das Secretarias Estaduais de Educação com a criação das coordenadorias de planejamento educacional. Idem ao anterior, "conhecimento é poder", e deve estar concentrado nas mãos dos dirigentes; período militar - educação elitista e o povo que estude o técnico para fortalecer a mão de obra.
D. Correta. A ideia de um plano como instrumento de planejamento do poder público para as políticas públicas educacionais remonta ao surgimento da República, mas amadurece com força vital somente com o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932. Exato, primeira proposta de um plano educacional que tivesse duração além do tempo de gestão governamental e fosse aplicado em todo o território nacional.