SóProvas


ID
48886
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Considerando-se backups completos e incrementais, julgue as afirmações a seguir.

I - A realização de backups (completos ou incrementais) objetiva minimizar a probabilidade de perda de dados, enquanto a realização de restauração visa a recuperar dados previamente armazenados.

II - O procedimento de geração de backups incrementais compara a data da última escrita de um arquivo com a data de realização do último backup para decidir se deve copiar o arquivo.

III - A restauração de arquivos gravados em backups incrementais é mais trabalhosa do que a restauração de um arquivo em um backup completo.

É(São) verdadeira(s) a(s) afirmação(ões)

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta seria a C pois o item II está errado, O que é observado é o atributo ARQUIVO para decidir se a copia deve ser feita no backup incremental e não comparação de datas. Comparação de datas quem faz é o Backup Diário. Pois se eu tivesse feito uma alteração em um arquivo as 9:00 de hoje e ao meio dia tivesse feito um backup Diferencial e em seguida fizesse um backup Incremental esse arquivo seria copiado em ambos os backups derrubando assim o texto onde diz: ...com a data de realização do último backup para decidir se deve copiar o arquivo.
  • BACKUP:O utilitário Backup ajuda a proteger os dados de perdas acidentais se ocorrerem falhas de hardware ou de mídia de armazenamento no sistema. A mídia de armazenamento de backup pode ser uma unidade lógica, como um disco rígido, um dispositivo de armazenamento separado, como um disco removível, ou uma biblioteca inteira de discos ou fitas organizados e controlados por alterador robótico. Se os dados originais do disco rígido forem apagados ou substituídos acidentalmente ou se ficarem inacessíveis devido a um defeito do disco rígido, você poderá restaurar facilmente os dados usando a cópia arquivada. TIPOS DE BACKUPS:* Backups completos* Backups incrementais* Backups diferenciais BACKUP COMPLETO:Este tipo consiste no backup de todos os arquivos para a mídia de backup. Se os dados que estão sendo copiados nunca mudam, cada backup completo será igual aos outros. Esta similaridade ocorre devido o fato que um backup completo não verifica se o arquivo foi alterado desde o último backup; copia tudo indiscriminadamente para a mídia de backup, tendo modificações ou não. Esta é a razão pela qual os backups completos não são feitos o tempo todo.BACKUPS INCREMENTAIS:os backups incrementais primeiro verificam se o horário de alteração de um arquivo é mais recente que o horário de seu último backup. Se não for, o arquivo não foi modificado desde o último backup e pode ser ignorado desta vez. Por outro lado, se a data de modificação é mais recente que a data do último backup, o arquivo foi modificado e deve ter seu backup feito. Os backups incrementais são usados em conjunto com um backup completo frequente (ex.: um backup completo semanal, com incrementais diários).BACKUPS DIFERENCIAIS:São acumulativos, em outras palavras, no caso de um backup diferencial, uma vez que um arquivo foi modificado, este continua a ser incluso em todos os backups diferenciais (até o próximo backup completo).Fonte:http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20070427.php
  • Letra E)

    TIPOS DE BACKUP:

    NORMAL: Um backup normal (ou total) copia todos os arquivos selecionados e marca cada um deles como já tendo um backup (em outras palavras, o atributo de arquivo morto é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Normalmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.

    INCREMENTAL: Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Os arquivos dos quais foram feitos backup são marcados dessa forma (ou seja, o atributo de arquivo morto é desmarcado). Se você usar uma combinação de backup normal e backup incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backup incrementais para restaurar.

    DIFERENCIAL: Um backup diferencial copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Os arquivos que já têm um backup não são marcados dessa forma (ou seja, o atributo de arquivo morto não é desmarcado). Se você executar uma combinação de backup normal e backup diferencial, a restauração dos dados exigirá os arquivos ou as fitas do último backup normal e do último backup diferencial.

    CÓPIA: Uma cópia auxiliar (ou secundária) é uma cópia dos dados de backup. Os dados copiados são uma imagem fiel da cópia de backup primária e podem ser usados como uma cópia de backup de modo de espera ativo se os servidores, os dispositivos e a mídia de backup primário forem perdidos ou destruídos. As cópias primária e secundária usam mídias diferentes e, muitas vezes, bibliotecas de backup diferentes.

    DIÁRIO: Backup que copia todos os arquivos selecionados que forem alterados no dia de execução do backup diário. Os arquivos que sofreram backup não são marcados como tal (ou seja, o atributo de arquivamento não é desmarcado).

  • A principio, concordei com o Marcelo. Porém, o texto postado pela Meg eh bem esclaredor. No entanto, ainda pergunto: se eh o atributo de arquivamento q decide se o arquivo deve ser backupeado ou não, qual a necessidade de se comparar datas de alteração com a de backup?
    Com relação à III, ha uma exceção: se eu realizo um backup incremental todos os dias da semana e sei q, exatamente na sexta, um arquivo, criado na Quinta, foi excluido por acidente, eu posso usar apenas o backup incremental de Quinta, não sendo necessario usar o backup total + incremental. Usando apenas o bck incremental, está será bem menos trabalhosa q o completo. Alguem concorda?
  • Assistam o vídeo para uma resposta básica sem se aprofundar nas questões sobre atributos:
    http://www.youtube.com/watch?v=QAhpTILAiLo&feature=relmfu

    Roger,
    Penso que o item 3 trata da regra geral. Além disso, o elaborador da questão toma o cuidado de colocar "arquivos... incrementais" no plural e "arquivo... completo" no singular.
    Quanto ao item III, só não concordo com o argumento do marcelo porque levo em consideração que os backups diferenciais foram deixados de fora da questão. Estamos falando de um mundo fechado em completos e incrementais. No entanto, concordo com o Roger que é mesmo o atributo que faz a diferença neste caso, embora possamos pensar que, em sentido amplo, isto não deixa de ser uma comparação de tempo. Acho válida a divergência e recomendaria recurso se fosse o caso.

    Abs.
    Ricardo