SóProvas


ID
4891780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Metodologia da Investigação Policial
Assuntos

Com relação à casuística em escrivania policial, julgue o item.


As inquirições de menores de quatorze anos deverão ser formalizadas em auto de qualificação e interrogatório.

Alternativas
Comentários
  •  Lei n. 13.431/2017 - Estabelece o “sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência”, através do ‘Depoimento Especial’. A referida lei determina que os menores sejam protegidos de “qualquer contato, ainda que visual, com o suposto autor ou acusado, ou com outra pessoa que represente ameaça, coação ou constrangimento” (artigo 9º da Lei 13.431/2017), bem como que os procedimentos mencionados sejam “realizados em local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaço físico que garantam a privacidade da criança ou do adolescente vítima ou testemunha de violência” (artigo 10 da Lei 13.431/2017).

  • Nessa inquirição, as crianças e os adolescentes menores de 16 anos não serão considerados como testemunhas, pois para a lei os menores de 16 anos são considerados incapazes para depor como testemunha. Mas, diante da necessidade de inquirição do menor de idade, será o depoimento deste realizado na qualidade de mera prestação de informações.

    Conclui-se, pois, que as crianças e os adolescentes até 16 anos, ao serem inquiridas pelo magistrado, não são testemunhas, não havendo a produção de prova testemunhal. São, na realidade, informantes, que auxiliam o magistrado com a emissão de sua visão sobre determinado fato.

    FONTE: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/trabalhos_conclusao/2semestre2016/pdf/MariadeLourdesCoutoSilva.pdf

  • As crianças e os adolescentes menores de 16 anos não serão considerados como testemunhas, pois para a lei os menores de 16 anos são considerados incapazes para depor como testemunha. Mas, diante da necessidade de inquirição do menor de idade, será o depoimento deste realizado na qualidade de mera prestação de informações.

    GABARITO : ERRADO

    #AVANTEPRF

  • Acertei, mas achei estranho pela diferença de um menor de 14 e 16 anos. Pela lógica deveria ter no mínimo 18, mas lei é lei.

  • Gab: Errado

    Menores de 14 anos ou deficientes mentais fazem uma declaração e são livres de compromisso com a verdade.

  • MENORES DE 16 ANOS

    Serão considerados como testemunhas;

    São considerados incapazes para depor como testemunha.

    Diante da necessidade o depoimento será de mera prestação de informações.

  • Cadê os comentários dos professores do QC?

  • Crianças e os adolescentes menores de 16 anos não são considerados como testemunhas.