A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre situações de assédio e abuso de poder no âmbito das organizações. Vejamos dentre as alternativas apresentadas qual é a incorreta, atendendo, assim, ao comando da questão.
A - CORRETA.
B - CORRETA.
C - INCORRETA. Vejo essa alternativa como incorreta pelo fato de haver uma generalização em "O abuso de poder não é dirigido especificamente contra um único um individuo". Pode acontecer de ser contra vários indivíduos? Sim, claro. Mas nem sempre. Há casos em que o abuso de poder é direcionado a uma pessoa por problemas unicamente pessoais. Ou seja, pode acontecer de o superior abusar do seus poderes contra muitos? Sim, mas também contra um. Por outro lado, se a questão for algo mais filosófico, do tipo "o ato contra um é um ato contra todos", ai a coisa muda de figura. Todavia, a questão não apresenta, pelo menos não explicitamente, esse caráter filosófico suficiente de torná-la correta.
D - INCORRETA. Acredito que a questão generaliza demais, especialmente na parte "cabe a esta encontrar uma solução, pois, se há um assédio, é porque ela assim permite", essa afirmação é deveras problemática porque em alguns casos, o assédio vem por parte daquele(s) que ocupa(m) os mais altos cargos da organização, de modo que é extremamente difícil elucidar esse tipo de problema dentro da própria organização, sendo necessário, para que o assédio cesse, a busca pela via judicial. Dessa forma, não se trata da organização encontrar a solução, pois a depender de quem é o assediador, caberá a um órgão externo tomar as medidas cabíveis.
E - INCORRETA. Vejo essa alternativa como incorreta pelo fato da generalização em torno dos conflitos. Conflitos podem passar para a condição de assédio? Sim, com toda certeza. Porém, isso acontece com todo conflito? Não, de forma alguma. Tanto que existem conflitos que são bem recebidos pelas organizações, são positivos. A visão tradicional de que todo conflito é ruim foi superada, de modo que as organizações modernas tentam tirar proveito de muitos conflitos para melhorar o desempenho organizacional. Chiavenato (2010) aponta alguns resultados positivos e construtivos do conflito:
✔ O conflito desperta sentimentos e energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir soluções criativas e inovadoras.
✔ O conflito estimula sentimentos de identidade e aumenta a coesão intragrupal.
✔ O conflito é um meio de chamar a atenção para os problemas existentes e funciona como mecanismo de correção para evitar problemas mais sérios.
Após analisar as alternativas apresentadas, especialmente as três últimas, concluo que a questão deveria ser anulada. Porém, o gabarito da banca foi dado como letra "E".
GABARITO: E
GABARITO SUGERIDO: ANULAÇÃO
Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.