Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o recebimento de materiais. Neste caso, marquemos a alternativa correta.
O recebimento de materiais é tido como uma etapa intermediária entre a compra e o pagamento junto ao fornecedor. Conforme a Instrução Normativa 205 da SEDAP, o recebimento é o ato pelo qual o material encomendado é entregue ao órgão público no local previamente designado, não implicando em aceitação. Transfere apenas a responsabilidade pela guarda e conservação do material, do fornecedor ao órgão recebedor. Ocorrerá nos almoxarifados, salvo quando o mesmo não possa ou não deva ali ser estocado ou recebido, caso em que a entrega se fará nos locais designados. Qualquer que seja o local de recebimento, o registro de entrada do material será sempre no Almoxarifado.
João José Viana (2017) divide o recebimento de materiais em quatro fases, são elas:
- Entrada de materiais: recepção dos veículos que transportam os materiais, verificação dos dados básicos de entrega e encaminhamento para a área de descarga etc.
- Conferência quantitativa: verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor do material está de acordo ao que foi, de fato, entregue.
- Conferência qualitativa: verifica se as especificações técnicas do material entregue estão de acordo com o que fora solicitado pelo setor de compras da organização.
- Regularização: é o resultado lógico e natural das etapas supracitadas, pode ser originada a partir da entrada do material, da devolução total ou parcial, ou ainda, da reclamação ao fornecedor por falta de material.
Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
BRASIL. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 205, DE 08 DE ABRIL DE 1988
VIANA, J. J. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2017.