GABARITO - "C" - NÃO SE UTILIZA CRASE ANTES DE PRONOME INDEFINIDO.
EM RELAÇÃO À LETRA "E", GERALMENTE, ANTES DO "QUE" NÃO SE UTILIZA CRASE, EXCETO QUANDO HOUVER O PRONOME DEMOSTRATRIVO OCULTA "AQUELA", BEM COMO A REGÊNCIA DO VERBO "PEDIR".
"...perguntarei a que (AQUELAS QUE CHEGAREM PRIMEIRO) chegar primeiro." PERGUNTAR ALGUMA COISA A ALGUÉM.
FONTE - COLEGA LEBRON CONCURSEIRO : )
GABARITO C
A ) O Analista Administrativo estava realmente disposto à executar as tarefas de rotina administrativa, que envolvem o atendimento, bem como o controle de documentos.
Não há crase diante de verbo.
----------------------------------------------------------------------------------
B) Com um orçamento anual correspondente à 1 % do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.
Não usamos crase diante de numerais.
----------------------------------------------------------------------------------
D) As propostas de projetos apresentadas por iniciativa dos estudantes de graduação e pós-graduação e de pesquisadores-doutores não podem ser encaminhadas à qualquer pessoa do departamento.
Não usamos crase diante de pronomes indefinidos (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer
--------------------------------------------------------------------------------
E) Eles precisam esclarecer algumas dúvidas a respeito da proposta encaminhada por aquela pesquisadora, mas, como se trata de uma dúvida técnica, outras pesquisadoras estarão aqui e perguntarei a que chegar primeiro.
Há um termo subtendido ( a pesquisadora ) devemos usar crase.
------------------------------------------------------------------------------------
Fonte de pesquisa:
Dício. com
F. Pestana.
Equívocos? Mande msg!