SóProvas


ID
4893613
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão se referem ao texto a seguir. Leia-o, atentamente, antes de marcar a resposta correta.

  Claudio Pérez, enviado especial de El País a Nova York, para informar sobre a crise financeira, escreve em sua crônica da sexta feira, 19 de setembro de 2008: “Os tabloides de Nova York estão como loucos em busca de um corretor da Bolsa que se atire no vazio do alto de algum dos imponentes arranha-céus que abrigam os grandes bancos de investimento, ídolos caídos que o furacão financeiro está transformando em cinzas.” Vamos reter por um momento esta imagem na memória: uma multidão de fotógrafos, de paparazzi, espreitando as alturas com as câmaras prontas, para captar o primeiro suicida que encarne de maneira gráfica, dramática e espetacular a hecatombe financeira que fez evaporar bilhões de dólares e mergulhou na ruína grandes empresas e inúmeros cidadãos. Não creio que haja imagem que resuma melhor a civilização de que fazemos parte.

  Parece-me ser essa a melhor maneira de definirmos a civilização de nosso tempo, compartilhada pelos países ocidentais, pelos que atingiram altos níveis de desenvolvimento na Ásia e por muitos do chamado Terceiro Mundo.

  O que quer dizer civilização do espetáculo? É a civilização de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores vigente é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal. Esse ideal de vida é perfeitamente legítimo, sem dúvida. Só um puritano fanático poderia reprovar os membros de uma sociedade que quisessem dar descontração, relaxamento, humor e diversão a vidas geralmente enquadradas em rotinas deprimentes e às vezes imbecilizantes. Mas transformar em valor supremo essa propensão natural a divertir-se tem consequências inesperadas: banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.

(LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. Adaptado).

O texto de Mario Vargas Llosa pertence ao gênero denominado

Alternativas
Comentários
  • O ensaio como gênero textual abrange um texto de tipo opinativo. Nele, serão expostas ideias, críticas, impressões próprias e pessoais acerca de algum tema, podendo haver críticas ou elogios.

    Servindo como forma de problematização referente a algumas questões, elas são geralmente focadas na opinião do autor. Em geral, demonstram conclusões pessoais e fundamentadas.

    Por esse motivo o ensaio como gênero textual se diferencia dos demais. Isso porque ele exige maior aprofundamento sobre o assunto, a fim de constatar uma opinião final.

    Dessa forma, o ensaio pode se caracterizar como uma “mistura de gêneros textuais”, abrangendo o discurso argumentativo, como também agregado ao expositivo; isso provoca o ato de ensaiar sobre algo.

    Gabarito: B

  • Ensaio --> Ponto de vista sem comprovar cientificamente.

    Gab- B

  • Carta- marcas de pessoalidade na linguagem , interlocução direta, discussão de temas íntimos.

    Ensaio- focado na opinião do autor, apresenta opinião final, é pessoal e subjetivo, sem a intenção de provar o que se diz.

    Crônica- acontecimento do cotidiano, tem como objetivo fazer uma análise crítica das situações, é uma narração curta, linguagem simples e despojada, temas que estão na "boca do povo".

    Sinopse- texto essencialmente expositivo, apresenta, de forma resumida, o conteúdo de um produto cultural ( livro, filme, evento, teatro). A sinopse é diferente de uma resenha, por exemplo, pois ela não contém a interpretação e nem opinião da pessoa que escreveu

  • Ótimo ☺️