SóProvas


ID
4895122
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Riversul - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Princípios orçamentários são os fundamentos que deverão ser obedecidos na elaboração da proposta orçamentária. Analise as afirmativas a seguir e julgue as alternativas CORRETAS:


I. O princípio do orçamento bruto reconhece que a maioria das suas receitas e despesas deverão contar na Lei do Orçamento pelos seus valores totais, sendo permitidas algumas deduções.

II. Pelo princípio da Universalidade, deverá ser excluído estimativas estranhas à previsão da receita e da fixação da despesa.

III. O período de um ano para o orçamento é respeitado pelo princípio da anualidade.

Alternativas
Comentários
  • .Princípio da Universalidade: A LOA de cada estado deverá conter todas as receitas e as despesas

  • O princípio do orçamento bruto reconhece que TODAS as receitas e despesas deverão contar na Lei do Orçamento pelos seus valores totais, vedada quaisquer deduções.

    Princípio da Universalidade: na LOA deverá conter TODAS das receitas e TODAS as despesas.

    Princípio da Excluisividade: deverá ser excluído estimativas estranhas à previsão da receita e da fixação da despesa.

    GAB: A

  • Princípio do Orçamento Bruto - não tem exceção.

    Princípio da Universalidade - todas as receitas previstas e todas as despesas fixadas devem estar na LOA.

    Princípio da Anualidade - O orçamento se refere a um período determinado de tempo - o exercício financeiro - que no Brasil corresponde ao ano civil - de 1 de janeiro a 31 de dezembro.

  • Vamos analisar as afirmativas, que tratam sobre princípios orçamentários.

    I. INCORRETA. A afirmativa se refere ao princípio do orçamento bruto. Mas não é a maioria, mas sim todas as receitas e despesas. E não são permitidas algumas deduções. Quaisquer deduções serão vedadas.

    É o que diz o artigo 6º da Lei n.º 4.320/64:

    “Art. 6º Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções."

    II. INCORRETA. Afirmativa “falou nada com nada". Primeiro, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), o princípio da universalidade determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público. Segundo: é o princípio da exclusividade que preceitua “a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesanão se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei" (CF, art. 165, § 8º).

    III. CORRETA. De acordo com o MCASP, o princípio da anualidade delimita o exercício financeiro orçamentário: período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA irão se referir.

    E, segundo o art. 34 da Lei n.º 4.320/1964, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil, ou seja, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.

    Portanto, somente a afirmativa III está correta.


    Gabarito do Professor: Letra A.