-
alguém poderia explicar?
-
Gabarito oficial: D
Contudo, a meu ver, questão com dois gabaritos. A e D.
“Arquivo de terceira idade, ou permanente, é aquele constituído de documentos que perderam todo o valor de natureza administrativa, que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução. Esses são os arquivos propriamente ditos.”(Marilena Leite Paes)
“Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados”.(Lei n. 8.159/1991, artigo 8º)
Fonte: Gran Cursos
>A alternativa A se enquadra na afirmativa proposta por Marilena Leite Paes, em que documentos permanentes perdem o valor administrativo.
>A alternativa D, por ser documento constitutivos e extintivos de direitos, se enquadra na definição dada pela lei 8.159, na classificação documentos de valor probatório.
->Se alguém tiver alguma fundamentação para o gabarito oficial dado pela banca, por favor, compartilhe.
-
por tudo que estudei hj, a letra A é a resposta que se adequa, porém errei
-
Se um documento não possui valor administrativo, ele só pode ter valor histórico → guarda permanente, logo não entendi pq não poderia ser a alternativa (A). Na verdade, aprofundando, não necessariamente "documentos constitutivos e extintivos de direitos" vão para guarda permanente, pois podem ser eliminados de imediato.
-
Gabarito equivocado. Documentos sem valor administrativo entram na classificação de arquivos permanentes.
-
Essa questão deveria ser anulada, visto que, documentos sem valor administrativo também se encaixam no conceito de documento permanente.
-
A correta
D correta
-
Gabarito D
Arquivos SEM valor só podem ser ELIMINADOS.
PERMANENTES possuem algum valor, principalmente histórico.
-
Eu fico chocado como você erra uma questão porque estudou o assunto. A banca FULÊRA é que desenterra (direto da areia do gato) esses conceitos de beira de estrada pra nos confundir.
-
Gente, o gabarito correto não é a alternativa A. Isso pois, os documentos destinados à guarda permanente possuem valor secundário. Ou seja, não basta que o documento perca seu valor administrativo para ser guardado permanentemente; ele precisa, também, possuir valor secundário. A alternativa nos dá apenas a informação "sem valor administrativo", que caracteriza um documento que pode ser destinado ao arquivo permanente, se possuir valor histórico, cultural, educacional etc, ou descartado dentro dos tramites legais por não possuir estes valores.
A banca foi traiçoeira, apostou naquilo que memorizamos com mais facilidade. Portanto, meus amigos, vamos continuar estudando para gabaritar os próximos certames. Espero ter ajudado, boa sorte a todos!
-
Não devia nem ser banca de fruta... que raiva!
-
A QUESTAO DEVERIA TER SIDO ANULADA, VISTO QUE TEM DOIS GABARITOS CORRETOS.
documentos de guarda permanente:
A= Documentos sem valor administrativo.
D= Documentos constitutivos e extintivos de direitos.
-
Sobre a letra A:
Documento deve estar sem valor administrativo e também adquirir valor secundário.
Errei também, mas entendi o porquê.